Nome do Projeto
Análise de componentes principais dos valores genéticos de características que compõem os índices de seleção na raça Nelore
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2014 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
Na avaliação genética de bovinos de corte é comum a disponibilidade de um grande número de medidas para diferentes características, muitas das quais podem mostrar-se redundantes ou altamente correlacionadas umas com as outras, resultando em acréscimo no trabalho de avaliação e, não necessariamente, implicando em melhorias na sua precisão. Além disso, a seleção com base em um grande número de medidas de interesse tende a reduzir o ganho genético se comparada à seleção praticada para poucas características. Dessa forma, para o sucesso de programas de melhoramento é imprescindível o conhecimento do inter-relacionamento das informações a serem consideradas na seleção, sendo a análise de componentes principais para os valores genéticos preditos para as diferentes características um dos métodos que pode ser utilizado com o intuito de condensar as informações contidas nessas variáveis. Assim, o presente estudo será desenvolvido com o objetivo de se verificar a variabilidade e a relação entre os valores genéticos de características incluídas nos índices de seleção a desmama e ao sobreano de bovinos da raça Nelore, por meio da análise de componentes principais. Os valores genéticos de aproximadamente 600.000 animais para os escores de conformação, precocidade e musculatura à desmama e ao sobreano, ganho em peso do nascimento à desmama e pós-desmama e perímetro escrotal serão estimados por meio de inferência bayesiana, sob modelo animal uni-característica. Posteriormente, os valores genéticos destas características serão utilizados na análise de componentes principais. O critério de Kaiser será utilizado para selecionar os componentes principais que apresentarem informação relevante em relação ao conjunto de valores genéticos considerado.

Objetivo Geral

O presente estudo será desenvolvido com o objetivo de verificar a variabilidade e a relação entre os valores genéticos de características incluídas nos índices de seleção a desmama e ao sobreano de bovinos de corte da raça Nelore, por meio da análise de componentes principais. Os valores genéticos de aproximadamente 600.000 animais para os escores de conformação, precocidade e musculatura à desmama e ao sobreano, ganho em peso do nascimento à desmama e pós-desmama e perímetro escrotal serão estimados por inferência bayesiana, sob modelo animal uni-característica. Posteriormente, os valores genéticos destas características serão utilizados na análise de componentes principais, visando a otimização das informações contidas nessas predições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA201/08/201431/07/2015
ISADORA DOS SANTOS VICENTE1201/08/201431/07/2015
RICARDO ZAMBARDA VAZ201/08/201431/07/2015

Página gerada em 25/04/2024 16:58:34 (consulta levou 0.052087s)