Nome do Projeto
Nanoembriologia: produção in vitro de embriões bovinos transgênicos por NanoSMGT
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2014 - 31/05/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Biotecnologia
Resumo
O uso de espermatozoides para a geração de animais transgênicos tem sido intensamente estudado, numa técnica chamada transferência gênica mediada por espermatozoides (SMGT). Esta técnica pode se tornar o método mais eficiente e de melhor custo benefício para a geração de animais transgênicos, entretanto, a sua eficiência, precisa ser radicalmente melhorada. A captação limitada de DNA exógeno pelos espermatozoides e sua degradação posterior por DNases continuam a ser os principais fatores subjacentes à baixa eficiência. A NanoSMGT é um método inovador, desenvolvido pela presente equipe proponente, para a produção de animais transgênicos em que a nanotecnologia é empregada para melhorar a capacidade dos espermatozoides para internalizar as moléculas de DNA exógeno. Recentemente, foi demonstrado que os nanotubos de carbono protegem as fitas de DNA contra a ação nucleases celulares durante a transfecção, sendo um nanocompósito com potencial aplicação na NanoSMGT. A espécie bovina é umas das mais estudadas em transgênese animal devido a potencial aplicação na área de melhoramento genético e na produção de proteínas recombinantes no leite de vacas transgênicas. Recentemente, demonstramos a transfecção de DNA em espermatozoides bovinos sexados utilizando um nanopolímero catiônico, trazendo a possibilidade da geração de bovinos transgênicos com sexo predefinido. Além disso, também demonstramos um incremento significativo na geração de embriões bovinos transgênicos utilizando a NanoSMGT. Entretanto, baseado em nossos resultados anteriores, onde foi demonstrado que NanoSMGT pode ser uma técnica eficaz para a produção de embriões transgênicos, novos experimentos são necessários para demonstrar que: utilizando sêmen bovino sexado e nanotubos de carbono funcionalizados, a NanoSMGT pode produzir embriões bovinos transgênicos com sexo predefinido. A presente proposta busca sintetizar nanotubos de carbono funcionalizados em parceria com o Departamento de Química da UFSM, avaliando a eficiência e a toxicidade dos nanotubos funcionalizados na produção de embriões bovinos transgênicos com sexo predefinido através da NanoSMGT. Ao final deste projeto, espera-se obter um novo método de transfecção de DNA em espermatozoides sexados e de geração de embriões bovinos transgênicos através da NanoSMGT a ser registrado em pelo menos mais uma patente.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Avaliar se nanotubos de carbono funcionalizados são capazes de incrementar e produzir embriões bovinos transgênicos com sexo predefinido através da NanoSMGT.

Objetivos específicos

a) Produzir novos nanotubos de carbono funcionalizados para transfecção de DNA em espermatozóides bovinos;
b) Determinar a toxicidade e capacidade de transfecção de DNA dos nanotubos em cultivo celular de fibroblastos
c) Transfectar DNA exógeno para espermatozóides bovinos sexados e não sexados utilizando os nanotubos de carbono;
d) Produzir embriões bovinos transgênicos in vitro com sexo predefinido através da NanoSMGT por nanotubos de carbono funcionalizados;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANA KOMMLING SEIXAS201/06/201431/05/2016
MARIA EDUARDA BICCA DODE1201/08/201431/07/2015
ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN201/06/201431/05/2016
VINICIUS FARIAS CAMPOS201/06/201431/05/2016

Página gerada em 26/04/2024 05:16:00 (consulta levou 0.129486s)