Nome do Projeto
Teoria da evolução no século XXI
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
28/07/2014 - 28/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
A teoria da evolução é um conceito amplamente aceito na comunidade científica refletindo-se em uma carga significativamente crescente de trabalhos acadêmicos na área. A biologia atualmente está fortemente interligada através da evolução e o célebre título do artigo “Nada faz sentido em Biologia exceto à luz da Evolução” de Dobzhanski (1973) tornou-se uma tradução disso. Entretanto, no momento de ensinar biologia isso ainda não está sendo aplicado, tanto no ensino superior quanto na educação básica as diferentes unidades são compartimentalizadas e frequentemente descontextualizadas. Além de ser um tema controverso em função do choque entre as explicações científicas e as de alguns dogmas religiosos, o ensino de evolução esbarra em problemas específicos relacionados às deficiências na formação de professores no ensino superior, a falta de material didático de qualidade e a um planejamento desconexo durante o ensino básico. Neste sentido, a presente pesquisa busca qualificar o ensino de biologia, mais especificadamente aos conceitos e práticas que abordam a teoria evolutiva, bem como a formação inicial de professores. Para tal, serão aplicados questionários online para alunos de graduação de cinco grandes instituições de Ensino Superior da cidade de Pelotas no Sul do Estado do Rio Grande do Sul, visando elencar ou corroborar possíveis razões para que ocorram falhas no ensino de evolução, assim como possíveis barreiras para aceitação da teoria. Por exemplo, se há tendências por campo de conhecimento e/ou até que ponto as crenças religiosas ainda constituem obstáculos para a aceitação da evolução das espécies.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho é analisar a situação em que a aceitação e o ensino de Evolução se encontram atualmente.

Objetivos Específicos:

Avaliar o nível de aceitação da ‘Teoria da evolução das espécies’ (Darwin, 1859) e sua síntese moderna através de questionário online (Google Docs form).

Encontrar possíveis razões pelo qual o ensino de evolução se mantém deficiente no século XXI.

Propor um novo modelo de ensino de evolução na educação básica de acordo com as respostas adquiridas, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) vigentes e com as teorizações atuais que tratam do Ensino de Biologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO MEDINA TAVARES1028/07/201428/07/2016
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ228/07/201428/07/2016

Página gerada em 18/04/2024 17:31:20 (consulta levou 0.036818s)