Nome do Projeto
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAIS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2015 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Tendo em vista a tradição da Inglaterra na produção de conhecimentos tanto sobre a Abordagem Comunicativa no ensino de Língua Britânica de Sinais (BSL) como na produção de Objetos de Aprendizagem para seu ensino, a pesquisa tem como objetivos investigar: I) a abordagem comunicativa no ensino de BSL e II) os critérios de produção e uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de BSL. Essas duas principais categorias de análise serão investigadas através de três procedimentos de coleta de dados: I) entrevistas com quatro professores surdos de BSL; II) produção de um diário de aprendizagem, no qual a pesquisadora relata suas experiências como aluna de BSL e III) análise de Objetos de Aprendizagem utilizados pelos professores surdos. Serão analisados os Objetos de Aprendizagem usados tanto pelos entrevistados como pelo professor de BSL do curso, no qual a pesquisadora será aluna. As entrevistas com os professores surdos de BSL são de cunho narrativo e serão realizadas com a presença de um tradutor-intérprete de BSL, filmadas e acompanhadas por um mediador cultural, pesquisador indicado pelo Deafness Cognition and Language Research Centre (DCAL) para a pesquisa. As entrevistas terão como tópicos iniciais: 1) experiência no ensino de BSL, 2) Abordagem Comunicativa no ensino de BSL, 3) Objetos de Aprendizagem utilizados em aulas presenciais e a distância e 4) papel/local da cultura surda no ensino de BSL. O Diário de Aprendizagem no qual serão relatadas as experiência da pesquisadora, enquanto aluna de BSL utilizará a metodologia dos estudos em diário. Os dados dos dois primeiros procedimentos de coleta de dados serão analisados através de Redução Temática. Serão duas as categorias a priori: I) a abordagem comunicativa e II) produção e utilização dos Objetos de Aprendizagem. O Lugar da Cultura permeia as duas categorias principais. Categorias a posteriori emergirão da interpretação dos dados. Para a análise dos Objetos de Aprendizagem serão utilizados os critérios desenvolvidos para compreender um Objeto de Aprendizagem de Língua, a partir de uma Abordagem Comunicativa.

Objetivo Geral

Tendo em vista a tradição da Inglaterra na produção de conhecimentos tanto sobre a Abordagem Comunicativa no ensino de BSL como na produção de Objetos de Aprendizagem para seu ensino (MERTZANI, 2010; WOLL e SUTTON-SPENCE, 2011, entre outros), a pesquisa tem como objetivos investigar: I) a abordagem comunicativa no ensino de BSL e II) os critérios de produção e uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de BSL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 14/12/2018 12:58:49 (consulta levou 0.086655s)