Nome do Projeto
Disponibilidade de frio para frutíferas de clima temperado na metade Sul Gaúcho e sua associação com o fenômeno ENOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2014 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometerologia
Resumo
Um dos entraves para a expansão do cultivo de frutíferas de clima temperado é a superação da dormência fisiológica das plantas de forma natural no período hibernal com o atendimento ao número mínimo de horas de frio de cada espécie e cultivar. O fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS), tem reconhecida influência na precipitação e temperatura do ar possivelmente interferindo no acúmulo de horas de frio para as regiões. Não obstante a isto, alguns dos métodos de estimativa de horas de frio e unidades de frio não conseguem ser efetivos nestes apontamentos. Diante desta problemática objetiva-se produzir conhecimento básico e aplicado sobre o somatório de horas de frio e de unidades de frio para a Metade Sul do Rio Grande do Sul, considerando diferentes metodologias de estimativa de frio hibernal para a superação da dormência em frutíferas de clima temperado, e suas possíveis correlações com o fenômeno ENOS. Será utilizada a série histórica das estações meteorológicas convencionais, no período de maio de 1970 até setembro de 2014, nos municípios de Bagé, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Uruguaiana. O somatório do número de horas e de unidades de frio compreenderá dados diários da temperatura do ar entre os meses de maio a setembro. Para cada ano e cada estação meteorológica será calculado e estimado o número de horas de frio (NHF) com temperaturas iguais ou inferiores a 7,2º C e 13 °C, assim como a sua estimativa pelo modelo de proposto por Angelocciet al. (1979). Além disso, se estimará as unidades de frio (UF) por meio de quatro diferentes metodologias: Modelo Utah, Modelo Utah Modificado, Modelo Carolina do Norte e Modelo Carolina do Norte Modificado. Para verificar a influência do ENOS no acúmulo de horas e de unidades de frio, cada ano será distribuído em uma das três categorias conforme os anos considerados como anos Neutros (N), e anos com eventos do fenômeno El Niño (EN) e La Niña (LN). A identificação dos anos de ocorrência do fenômeno ENSO será obtido por meio das medições realizadas pela National Oceanic and Atmospheric Administration. Depois de identificados os anos com EN, LN e N na série histórica serão avaliados a interferência destes eventos no acúmulo de frio para a quebra de dormência de frutíferas de clima temperado.

Objetivo Geral

Produzir conhecimento básico e aplicado sobre o somatório de horas de frio e de unidades de frio para a Metade Sul do Rio Grande do Sul, considerando diferentes metodologias de estimativa de frio hibernal para superação da dormência em frutíferas de clima temperado, e suas possíveis correlações com o fenômeno ENOS, Em última análise identificar quais espécies e cultivares de frutíferas de clima temperado se adaptam nas regiões pertencentes à Metade Sul do Estado.

1.2. Objetivos específicos:
• Quantificar a disponibilidade regional de horas de frio anual e de unidades de frio anual para os municípios de Bagé, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Uruguaiana;

• Comparar métodos de cálculo de unidades de frio com métodos de horas de frio e inferir qual melhor expressa a demanda de horas de frios para as espécies e variedades de frutíferas de clima temperado;
• Avaliar a correlação da variação anual de horas de frio e de unidades de frio com o fenômeno ENOS;
• Orientar o cultivo de espécies e variedades aptas para cada região, conforme o acumulo de horas de frio e de unidades de frio.
• Quantificar o número de horas de frio abaixo de 7,2 ºC, através de metodologia que permita o uso de dados de estações meteorológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DA FONSECA BORGES201/10/201431/12/2016
CARLOS GUSTAVO RAASCH1001/10/201431/12/2016
CARLOS ROBERTO BÖNEMANN BUCHWEITZ801/10/201431/12/2016
LILIANE NOVELINI301/10/201431/12/2016
PATRÍCIA MARQUES DOS SANTOS201/10/201431/12/2016
ROBERTO TRENTIN401/10/201431/12/2016

Página gerada em 20/04/2024 11:22:20 (consulta levou 0.134314s)