Nome do Projeto
Adaptação, viabilização e implementação das estratégias de implantação do Programa de Bom Uso Energético na Esplanada dos Ministérios
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2014 - 01/08/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Resumo
O Ministério do Meio Ambiente, tendo tomado conhecimento do Proben UFPEL, vislumbrou a possibilidade de adequação do mesmo junto aos órgãos participantes do Projeto Esplanada Sustentável - PES, propondo um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Essa iniciativa promoverá boas práticas na conservação e redução do consumo energético de edificações públicas, o que contribui diretamente para a mitigação e adaptação à mudança do clima. O Projeto Esplanada Sustentável - PES é uma iniciativa conjunta de quatro Ministérios: Planejamento; Meio Ambiente; Minas e Energia; e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Tem por objetivo principal incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. O PES também objetiva: melhorar a qualidade do gasto público pela eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos; incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas; estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos; garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta; melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho; e reconhecer e premiar as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, é ainda a agencia executora do projeto BRA/09/G31 ‘Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil’, implementado em cooperação com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nesse cenário, a implementação do Programa do Bom Uso da Energia Elétrica - PROBEN ESPLANADA contribuirá para o alcance dos objetivos do PES por meio da mudança de hábitos dos usuários em relação ao uso da energia elétrica, estimulando o consumo consciente através da difusão das informações, possibilitando a redução do consumo e dos custos de energia elétrica na Esplanada, além de procurar difundir este conhecimento para fora das fronteiras da universidade, como está nos obejtivos do Regimento do Proben aprovado pela Resolução n° 03 de 2011.

Objetivo Geral

Promover o uso sustentável da energia, no âmbito das instituições participantes do Projeto Esplanada Sustentável – PES (Brasília-DF), por meio da adaptação e implementação do Programa do Bom Uso da Energia Elétrica – PROBEN ESPLANADA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO GRALA DA CUNHA201/11/201401/08/2015
LIADER DA SILVA OLIVEIRA801/11/201401/08/2015
TIAGO GIACOMELLI ALVES2001/11/201401/08/2015
ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO2001/11/201401/08/2015

Página gerada em 17/12/2018 17:31:07 (consulta levou 0.081880s)