Nome do Projeto
Trilhando caminhos: narrativas de graduandos sobre a experiência de estudar "longe de casa"
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
A pesquisa tem por objetivo analisar a produção de sentidos possibilitada pelas narrativas de um grupo de seis estudantes da UFPel e da UFRJ, que colocam em circulação certas verdades sobre o que significa pertencer “a esse ou a aquele” Estado do Brasil.

Objetivo Geral

- investigar as narrativas de estudantes de graduação de duas universidades públicas brasileiras que escolheram estudar em instituições de ensino pertencentes a Estados que não os seus de origem, tendo que, para isso, se mudar para um outro Estado e para uma outra cidade - - - comparar as narrativas desses graduandos, no sentido de levantar como eles vivenciam o contato e o convívio com as pessoas de maneira geral, no cotidiano, e também com seus colegas, no ambiente acadêmico, em uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul e em uma grande metrópole brasileira – a segunda mais populosa do país. A partir disso, questiona-se: de que maneira os graduandos veem as pessoas desses lugares (Pelotas e Rio de Janeiro)? Como os habitantes dessas cidades narram os estudantes em questão? Que preconceitos são ou não enfrentados por eles?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MAURÍCIO SIGNORINI DIAS502/03/201531/12/2015

Página gerada em 22/09/2020 14:22:37 (consulta levou 0.077443s)