Nome do Projeto
Efeito da cor do cimento ortodôntico em seu desempenho, aplicação e preservação do tecido dental
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/10/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Resumo
O advento da adesão na Odontologia permitiu o uso de acessórios ortodônticos cimentados diretamente sobre a superfície dental. Com estes procedimentos adesivos, surge um importante questionamento acerca do método mais indicado para a remoção dos bráquetes e do remanescente do agente cimentante presente no esmalte dental. Várias são as técnicas propostas no que tange aos instrumentos de remoção, mas os resultados são controversos. Assim, este estudo tem o objetivo avaliar a influência da cor do cimento resinoso empregado na fixação de dispositivos ortodônticos em seu desempenho, aplicação e caracterização do tecido dental remanescente, após a remoção do agente de cimentação residual. Serão formulados três cimentos ortodônticos experimentais, incluindo um Cimento experimental com metacrilato convencional, Cimento com Metacrilato de Prata, Cimento com Metacrilato de Cobre. Grupos de referência comercial serão incluídos no ensaio, um cimento ortodôntico convencional (Transbond XT, 3M Unitek, Monrovia, CA, EUA), um cimento ortodôntico com alteração de cor na reação de polimerização (Transbond Plus Color Change Adhesive, 3M Unitek – USA), e uma resina composta de coloração distinta da estrutura dental (Resina Composta Filtek Z250 XT 3M ESPE – USA). Os materiais serão caracterizados quanto às propriedades colorimétricas, grau de conversão, efeito antibacteriano e sua resistência de união ao esmalte será mensurada e o modo de falha será classificado. O tempo utilizado na cimentação e remoção dos bráquetes será avaliado e a superfície do esmalte caracterizada em microscopia eletrônica de varredura, bem como a perda estrutural de esmalte, resultante da remoção do agente de cimentação residual, será avaliada. Adicionalmente, uma avaliação visual dos bráquetes cimentados em manequins odontológicos, será realizada por pacientes e registrada em questionários para verificação da percepção/aceitação da coloração do agente de cimentação. Os procedimentos experimentais serão realizados por 2 operadores experientes, previamente calibrados (Índice Kappa ≥ 0,8). Para determinação de n amostral, serão empregados ensaios piloto e de acordo com o poder do teste será estabelecido o número de repetições necessárias para a execução do estudo. O método estatístico será escolhido baseado na aderência ao modelo de distribuição normal e igualdade de variância. Para todos os testes será considerado o valor p<0,05 como estatisticamente significante.

Objetivo Geral

Objetivos Gerias:
Avaliar a influência da cor do cimento resinoso empregado na fixação de dispositivos ortodônticos em seu desempenho, aplicação e caracterização do tecido dental remanescente, após a remoção do agente de cimentação residual.

Objetivos Específicos:
Avaliar a resistência de união ao cisalhamento de báquetes ortodônticos cimentados em esmalte, utilizando diferentes agentes de cimentação e caracterizar seu modo de falha.
Avaliar o efeito antimicrobiano dos diferentes agentes de cimentação testados.
Avaliar a cor do cimento e sua influência no tempo médio necessário para o procedimento de cimentação e procedimento de remoção de bráquetes ortodônticos.
Caracterizar a superfície do esmalte antes da fixação e após a remoção do bráquete.
Quantificar a perda esrutural de tecido dental na superfície vestibular do esmalte, após a remoção dos bráquetes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA GOICOCHEA MOREIRA402/03/201531/12/2015
DOUVER MICHELON213/10/201431/12/2015
EVANDRO PIVA113/10/201401/03/2015
RAISSA COI DE ARAUJO1213/10/201401/03/2015

Página gerada em 19/04/2024 02:30:43 (consulta levou 0.175669s)