Nome do Projeto
Estado nutricional e fatores associados em idosos brasileiros: uso da razão cintura-estatura e comparação de métodos antropométricos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/11/2014 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Resumo
O processo de envelhecimento pode comprometer o estado nutricional no que tange tanto à desnutrição quanto ao excesso de peso. Idosos com adequado estado nutricional são mais saudáveis e resistem melhor às adversidades impostas pelo processo de envelhecimento e aos agravos de saúde. Os fatores sociodemográficos e comportamentais são condicionantes e determinantes do estado nutricional e consequentemente na situação de saúde desse grupo populacional. Neste contexto, ações de vigilância nutricional são consideradas cruciais para o monitoramento e caracterização dos distúrbios nutricionais e de seus determinantes nessa população, com vistas à prevenção dos desequilíbrios nutricionais e das doenças a eles relacionadas. Desconhece-se a existência de estudos de avaliação do estado nutricional utilizando parâmetros antropométricos, com ênfase para a razão cintura-estatura, em amostra representativa da população idosa brasileira segundo as regiões geopolíticas e porte dos municípios e que faça associação com as características sociodemográficas, comportamentais e de saúde. Neste sentido, o presente estudo vem preencher essa lacuna, o qual utilizará dados de um inquérito epidemiológico transversal, em amostra representativa da população brasileira, realizado no ano de 2008/2009, cujo objetivo foi avaliar o acesso e a qualidade da atenção em serviços de saúde. A população em questão foi composta por 6.624 indivíduos de 60 anos ou mais residentes em áreas urbanas de 100 municípios de pequeno, médio e grande porte, de 23 estados brasileiros. Ao diagnosticar o estado nutricional dos idosos brasileiros, este estudo poderá subsidiar a adequação de políticas, programas e serviços de saúde no que diz respeito à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Avaliar o estado nutricional da população idosa brasileira, por diferentes métodos antropométricos, e investigar associações com características sociodemográficas, comportamentais e situação de saúde.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever indicadores de validade para a medida da razão cintura-estatura, comparando com a medida do Índice de Massa Corporal e Circunferência da Cintura, na avaliação do excesso de peso em idosos.
Descrever a amostra segundo características sociodemográficas, comportamentais e de saúde;
Caracterizar o estado nutricional dos idosos segundo diferentes parâmetros antropométricos;
Comparar o estado nutricional dos idosos segundo as regiões geopolíticas e o porte dos municípios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MÁRCIA MARA CORREA417/11/201428/02/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Fundo Nacional de SaúdeR$ 1.826.910,00

Página gerada em 29/03/2024 07:31:41 (consulta levou 0.043677s)