Nome do Projeto
REORGANIZAÇÃO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestão, Currículo e Trabalho Docente
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 07/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O projeto visa uma investigação para analisar o avanço da reorganização gerencialista da escola, com foco na gestão, nas políticas curriculares e no trabalho docente, analisando como essas políticas vem sendo propostas e direcionadas nas escolas públicas municipais de Pelotas. Busca
analisar como programas são ofertados para secretarias municipais de educação, na forma terceirizada ou via parcerias público-privadas, incluindo consultorias gerenciais, fornecimento de materiais didáticos, pacotes curriculares, programas de gestão, supervisão e/ou formação docente.
É um estudo qualitativo sobre como as políticas gerencialistas impactam os modos de gestão, o currículo e o trabalho docente, a partir de estudos específicos em escolas municipais, para ver como os docentes e as escolas atuam, como fazem políticas, resistem, realizam ou boicotam tais
políticas.
A proposta vai ser desenvolvida considerando as seguintes etapas:
- Revisão de literatura sobre os principais temas da investigação – gestão, currículo e trabalho docente.
- Mapeamento das políticas nas escolas da rede municipal de Pelotas, com identificação da proposta elaborada pelo município, baseado na consultoria da empresa Falconi [que recentemente foi contratada pela Prefeitura Municipal de Pelotas para elaborar um planejamento educacional para a rede pública municipal de ensino]. Algumas escolas têm aderido com mais rapidez e outras têm sido mais cautelosas. Esta etapa será fundamental para tomar decisões de rota, de critérios de escolha das escolas, sujeitos e características para a realização de estudos de caso.
- Seminário de discussão com as escolas definidas para o estudo e com agentes da rede de ensino municipal;
- Trabalho de campo, incluindo coleta e análise de dados das escolas definidas para estudo.
- Por fim, a última etapa, incluirá a consolidação e análise final dos dados, com a elaboração do relatório final da pesquisa. Esta etapa terá o momento de um Seminário Final, para apresentação e discussão pública dos resultados. Contará com a participação de pesquisadores convidados, para discussão qualificada dos resultados. Este seminário, além de socializar publicamente os resultados, tem como objetivo submeter os resultados a especialistas da área para estabelecer um diálogo que permita o avanço científico no campo de estudos.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo amplo de investigação analisar o avanço da
reorganização gerencialista da escola, com foco na gestão, nas políticas
curriculares e no trabalho docente, analisando como essas políticas vem sendo
propostas e direcionadas nas escolas públicas municipais de Pelotas. Busca
analisar como programas são ofertados para secretarias municipais de educação,
na forma terceirizada ou via parcerias público-privadas, incluindo consultorias
gerenciais, fornecimento de materiais didáticos, pacotes curriculares, programas
de gestão, supervisão e/ou formação docente.
a) fazer uma profunda revisão de literatura sobre os temas da gestão, das
políticas curriculares e do trabalho docente, no contexto das políticas
gerencialistas na educação pública municipal em Pelotas;
b) organizar informações sobre a rede municipal pública de ensino e suas
políticas para a gestão, o currículo e o trabalho docente;
c) fazer uma análise das políticas resultantes, sobre esses três focos, resultantes
dos acordos da Secretaria Municipal de Educação e das consultorias
contratadas;
d) realizar estudos de caso em escolas para conhecer o impacto dessas políticas
em contexto local, nos aspectos de gestão, currículo e trabalho docente, bem
como compreender como as escolas atuam sobre essas políticas;
reorganização gerencialista da escola, com foco na gestão, nas políticas
curriculares e no trabalho docente, analisando como essas políticas vem sendo
propostas e direcionadas nas escolas públicas municipais de Pelotas. Busca
analisar como programas são ofertados para secretarias municipais de educação,
na forma terceirizada ou via parcerias público-privadas, incluindo consultorias
gerenciais, fornecimento de materiais didáticos, pacotes curriculares, programas
de gestão, supervisão e/ou formação docente.
a) fazer uma profunda revisão de literatura sobre os temas da gestão, das
políticas curriculares e do trabalho docente, no contexto das políticas
gerencialistas na educação pública municipal em Pelotas;
b) organizar informações sobre a rede municipal pública de ensino e suas
políticas para a gestão, o currículo e o trabalho docente;
c) fazer uma análise das políticas resultantes, sobre esses três focos, resultantes
dos acordos da Secretaria Municipal de Educação e das consultorias
contratadas;
d) realizar estudos de caso em escolas para conhecer o impacto dessas políticas
em contexto local, nos aspectos de gestão, currículo e trabalho docente, bem
como compreender como as escolas atuam sobre essas políticas;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELIMARA CASAGRANDA | 10 | 19/10/2015 | 07/05/2018 |
ELIMARA CASAGRANDA | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 8 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 8 | 19/10/2015 | 07/05/2018 |
GABRIEL DOS SANTOS KEHLER | 2 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
JEZABEL BARCELLOS DE ALMEIDA | 12 | 04/05/2015 | 04/05/2015 |
LETÍCIA RAMALHO BRITTES | 2 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
LUCIANA LEANDRO SILVA | 8 | 19/10/2015 | 07/05/2018 |
MARIA ELOISA DA SILVA | 4 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 4 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
ÉVELIN RUTZ | 12 | 04/05/2015 | 07/05/2018 |
ÉVELIN RUTZ | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 14.500,00 |