Nome do Projeto
ESTUDO DO RESUMO SOB OS SEUS ASPECTOS FUNCIONAIS E LINGUÍSTICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/04/2015 - 12/04/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Com este projeto tem-se a intenção de colocar em pauta o estudo do resumo, gênero que permite por em evidência as competências de leitura e de escrita. Com subsídios de teorias pedagógicas, pretende-se interferir no processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo a apreensão das habilidades de resumir, o que potencializa o desempenho do aluno na compreensão da leitura, na apreensão do texto a ser resumido e na produção do próprio resumo. Mais especificamente, com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se, além de alargar os estudos sobre o gênero resumo, tendo em vista o seu funcionamento, por em confronto os dados coletados, as evidências presentes nas informações a respeito do fenômeno investigado, com o fim último de propiciar o desenvolvimento de metodologias que permitam ao aluno chegar a um bom nível de proficiência na leitura e na escrita.

Objetivo Geral

É objetivo geral desse estudo contribuir para o reconhecimento da natureza funcional e organizacional da linguagem.
São objetivos específicos deste projeto:
• explicitar os sistemas que compõem a trama discursiva do resumo, visto como um gênero textual/discursivo;
• investigar se a adoção sistemática de ensino em que são trabalhados de forma planificada os sistemas que compõem a trama discursiva do resumo traz resultados positivos para o empreendimento;
• avaliar se a utilização de estratégias para a tarefa da escrita de um resumo e para a planificação dessa tarefa pode ajudar a melhorar o desempenho do aluno, ajudando-o a autorregular o conhecimento e as ações em prol do uso do conhecimento para a resolução de problemas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JEIVI RIZZO813/04/201512/04/2016
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON813/04/201512/04/2016
ULISSES COELHO DA SILVA813/04/201505/03/2016

Página gerada em 27/01/2021 04:32:25 (consulta levou 0.183161s)