Nome do Projeto
Inventário das ações de formação continuada de docentes da educação básica na UFPel: experiências pedagógicas selecionadas nos eventos Encontros sobre o Poder Escolar (2001-2014)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2015 - 31/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Investigação que busca inventariar as experiências selecionadas para apresentações nas doze edições do evento Encontros sobre o Poder Escolar que ocorreram entre os anos 2001 e 2014. Integra projeto de pesquisa mais amplo que tem como propósito arrolar as ações de formação continuada de docentes, desenvolvidas no âmbito da UFPel. Os Encontros sobre o Poder Escolar realizam-se no interior do projeto de extensão Qualificação das práticas pedagógicas nas redes públicas de educação básica da região sul do Rio Grande do Sul: Reinventando o Poder Escolar. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com um delineamento inspirado na etnografia. A geração de dados resultará de documentos do acervo do projeto de extensão. A análise dos dados será realizada com princípios da análise de conteúdo.
Objetivo Geral
Dar início ao projeto de pesquisa mais amplo “Inventário das ações de formação continuada de docentes da educação básica no âmbito da UFPel”, vinculada ao Comitê Gestor da Política Nacional da formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica/COMFOR.
Reconhecer as áreas do conhecimento nas quais distribuem-se as experiências ao longo das edições do evento Encontros sobre o Poder Escolar;
Examinar as alterações de ênfase nas áreas/temáticas das experiências observadas;
Identificar as tendências teórico-práticas presentes nas experiências pedagógicas apresentadas nas edições do evento analisado;
Contribuir no aprimoramento e em possíveis reorientações das ações de extensão com repercussões na formação continuada.
Reconhecer as áreas do conhecimento nas quais distribuem-se as experiências ao longo das edições do evento Encontros sobre o Poder Escolar;
Examinar as alterações de ênfase nas áreas/temáticas das experiências observadas;
Identificar as tendências teórico-práticas presentes nas experiências pedagógicas apresentadas nas edições do evento analisado;
Contribuir no aprimoramento e em possíveis reorientações das ações de extensão com repercussões na formação continuada.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
HELENARA PLASZEWSKI | 6 | 01/04/2015 | 31/03/2016 |
NITIANE BITENCOURT DA SILVA | 6 | 01/04/2015 | 31/03/2016 |
TAMIRES MARTINS MACHADO | 6 | 01/04/2015 | 31/03/2016 |
TATIANE DUARTE CAVALHEIRO | 6 | 01/04/2015 | 31/03/2016 |