Nome do Projeto
O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DE DEFICIENTES VISUAIS: INVESTIGANDO OS FUNDAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS NA ESCOLA REGULAR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/03/2015 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
A perspectiva da interação vivenciada pelo deficiente visual ao longo de sua vida social é considerada fator de grande influência para a construção de tais noções. É assim que, no âmbito da Geografia, amparando-se em referenciais desta ciência, bem como em fontes da Pedagogia e da Psicologia, busca-se compreender melhor como os deficientes visuais (cegos e com baixa visão) representam mentalmente conceitos geográficos. Evidenciando os processos de construção do conhecimento, seus recursos e associações que executam na formulação de saberes, acredita-se que é possível qualificar o processo de ensino e aprendizagem por meio da elaboração de novas estratégias e recursos pedagógicos efetivamente adequados às diferenças e necessidades de aprendizagem que possuem.

Objetivo Geral

Investigar a representação mental do conhecimento geográfico por deficientes visuais (cegos e com baixa visão), buscando identificar os recursos que utilizam e compreender as relações e conexões que estabelecem no processo de construção do conhecimento, com o fito de formular estratégias e produzir recursos pedagógicos efetivamente apropriados às suas características e necessidades de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ENÉIA JORACI MUNHOZ DE MUNHOZ203/08/201531/07/2017
FÁBIO LUÍS BADIA DA SILVA202/03/201531/07/2017
JULIANA TAVARES PEREIRA131/08/201731/08/2017

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