Nome do Projeto
Memória, teorias e práticas de cultura-educação libertária no Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/08/2015 - 17/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
A partir do resgate dos referenciais teóricos da filosofia educacional libertária em geral e de matriz anarquista em particular e suas práticas, busca-se identificar o seu legado teórico e influência na e para a história da educação, bem como identificar sua contribuição para novas práticas de cultura-educação de caráter libertário no Estado do Rio Grande do Sul na atualidade. Busca-se suprir uma lacuna ainda existente na história da educação em relação ao significado da contribuição teórica e prática dos educadores libertários. Para isso, propõe-se uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre o pensamento dos precursores da teoria libertária da Educação como Willian Godwin, Max Stiner,Proudhon, Bakunin, Kropoktin, Élise Réclus, bem como acerca das experiências históricas como as escolas rurais de Lev Tolstoi, o orfanato de Cempuis de Paul Robin; a comuna de aprendizagem "La Ruche" de Sebástien Faure; as Escolas Modernas de Francisco Ferrer, a escola Livre Summerhil de Alexander Neill e a Escola da Ponte e as influências que tiveram nas formulações e propostas de Educação Libertária no Brasil. Também busca-se resgatar as contribuições teóricas e práticas dos educadores libertários do Brasil nos Séculos XIX , XX João Penteado, Maria de Lacerda Moura, Maurício Tragtenberg e as experiências práticas como as Escolas Modernas, Ateneus, Centros Socais de Cultura realizadas por educadores e militantes anarquistas no período da Primeira República. No segundo momento propõe-se uma pesquisa de campo para identificar, analisar e realizar uma sistematização das experiências culturais -educacionais libertárias em funcionamento no Estado do Rio Grande do Sul e em particular na região sul do Estado como Escolas Livres, Comunidades de Aprendizagem, Grupos de Estudos, Bibliotecas populares, entre outras iniciativas fundamentadas nos princípios da filosofia libertária e de matriz anarquista. A partir do resultado dessa pesquisa que será sistematizada como um acervo documental sobre a Educação Libertária , este material estará a disposição para futuras pesquisas sobre Educação em geral e Libertária em particular , buscando não só suprir uma importante lacuna na história da educação mas também contribuindo com novas perspectivas analíticas sobre a educação na atualidade.

Objetivo Geral

O Objetivo desta pesquisa é realizar um estudo acerca da memória, teorias e práticas de cultura-educação libertárias no Rio Grande do Sul e em especial na região sul do Estado, que se fundamentam no pensamento filosófico libertário em geral e de matriz anarquista em particular. Para isso e aliado a esse objetivo se buscará :
- Resgatar a memória histórica dos(as) educadores(as) libertários(as) que atuaram no Estado.
-Estudar o pensamento educacional libertário anarquista através dos principais teóricos do século XIX , XX e atuais ;
-Identificar as experiências históricas e pioneiras de educação libertária no exterior e no Brasil e a influência que tiveram nas experiências do Rio Grande do Sul;
-Analisar a contribuição teórica dos educadores libertários no Brasil bem como o alcance de suas experimentações práticas;
-Identificar as experiências atuais de cultura -educação que se auto-identificam como livres e libertárias baseadas nos fundamentos da filosofia da educação libertária;
-Sistematizar os resultados em um acervo documental sobre Educação Libertária no Rio Grande do Sul, possibilitando um importante material para futuros estudos sobre a história e Filosofia da Educação Brasileira em geral e em especial a Educação Libertária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE IGANSI DOS SANTOS317/08/201517/08/2016
EDIO RANIERE DA SILVA217/08/201517/08/2016
EDSON DANIVALDO MOREIRA RODRIGUES317/08/201517/08/2016
Eduardo Stéfano Tomasi317/08/201517/08/2016
IAGO NIZOLLI SIQUEIRA317/08/201517/08/2016
Juliana Schwingel Broilo317/08/201517/08/2016
LEANDRO SILVEIRA RODRIGUES317/08/201517/08/2016
MARCELA PAZ CARRASCO RODRIGUEZ317/08/201517/08/2016

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