Nome do Projeto
Adaptações neuromusculares, cardiorrespiratórias e funcionais de dois programas de treinamento no meio aquático em mulheres idosas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/06/2015 - 31/10/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O objetivo do presente estudo será analisar as adaptações neuromusculares, cardiorrespiratórias e funcionais a diferentes treinamentos no meio aquático (treinamento combinado e treinamento aeróbio na hidroginástica) em mulheres idosas. Para tanto, 60 mulheres idosas voluntárias serão aleatorizadas em três grupos: grupo de treinamento combinado, grupo de treinamento aeróbio e grupo controle. Os sujeitos realizarão treinamentos no meio aquático, duas vezes na semana durante 19 semanas, um grupo executando ambos os tipos de exercícios (força e aeróbio) na mesma sessão de treinamento e o outro grupo de treinamento somente exercícios aeróbios, enquanto o grupo controle não realizará nenhum programa de exercícios. O treinamento de força será realizado com séries em máxima velocidade e o treinamento aeróbio será executado em percentuais da frequência cardíaca do limiar anaeróbio. Serão realizadas avaliações pré e pós-treinamento da força dinâmica máxima dos extensores de joelhos e dos flexores horizontais de ombros (avaliada durante o teste de 1 repetição máxima), do pico de potência dos extensores de joelhos com 40, 50 e 60% de 1RM pré-treinamento, da amplitude máxima isométrica do sinal eletromiográfico e espessura muscular dos músculos extensores de joelho, do consumo de oxigênio de pico e dos limiares ventilatórios, do desempenho nos testes funcionais levantar da cadeira (30-Second Chair Stand), caminhar 6 minutos (6-Minute Walk) e levantar, ir e voltar (8-Foot Up-and-Go) e da qualidade de vida das mulheres idosas. Para análise dos dados será utilizado o teste Generalized Estimating Equations (GEE) e teste post-hoc de Bonferroni (α=0,05).

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Analisar as adaptações neuromusculares, cardiorrespiratórias e funcionais do treinamento combinado (força e aeróbio) e do treinamento aeróbio no meio aquático em mulheres idosas.
Objetivos específicos:
- Determinar e comparar a força dinâmica máxima dos extensores de joelhos e dos flexores horizontais de ombros, avaliada durante o teste de 1 repetição máxima (1RM), de mulheres idosas antes (semana 0), no meio (semana 11) e após (semana 20) um período de 19 semanas de treinamento combinado e treinamento aeróbio no meio aquático.
- Determinar e comparar o pico de potência dos extensores de joelhos com 40, 50 e 60% de 1RM pré-treinamento de mulheres idosas antes e após um período de 19 semanas de treinamento.
- Determinar e comparar a amplitude máxima isométrica do sinal eletromiográfico dos músculos vasto lateral e reto femoral de mulheres idosas antes e após um período de 19 semanas de treinamento.
10
- Determinar e comparar a espessura muscular dos músculos vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral de mulheres idosas antes, no meio e após um período de 19 semanas de treinamento.
- Determinar e comparar o desempenho nos testes funcionais levantar da cadeira (30-Second Chair Stand), caminhar 6 minutos (6-Minute Walk) e levantar, ir e voltar (8-Foot Up-and-Go) antes, no meio e após um período de 19 semanas de treinamento.
- Determinar e comparar a qualidade de vida de mulheres idosas de mulheres idosas antes e após um período de 19 semanas de treinamento.
- Determinar e comparar o consumo de oxigênio de pico, o consumo de oxigênio no primeiro e segundo limiares ventilatórios de idosas antes, no meio e após o treinamento combinado e aeróbio no meio aquático.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINE LIMA ALBERTON122/06/201531/10/2016
MARIANA SILVA HAFELE422/06/201531/10/2016
MAURICIO AUGUSTO ZAGULA1201/08/201531/07/2016
PAULA CAROLINI CONCEIÇÃO CAMPELO1201/08/201531/07/2016

Página gerada em 29/03/2024 05:35:53 (consulta levou 0.041595s)