Nome do Projeto
O lugar do Professor no fracasso escolar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/02/2006 - 21/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O Projeto de pesquisa visa investigar a relação entre a formação pedagógica inicial dos professores e a produção do fracasso escolar na primeira série do ensino fundamental. Pretende analisar os componentes de produção do fracasso escolar, relacionando-os com a formação docente, com o processo de trabalho e com as condições sócio-econômicas dos alunos e dos professores. Para tanto, pretende analisar a adequação da formação inicial recebida na Graduação para enfrentar o fracasso nas séries iniciais, tomando por base professores com Licenciatura em Pedagogia que estejam exercendo o magistério em classes com alunos multirepetentes na rede pública de ensino fundamental do município de Pelotas-RS.
Objetivo Geral
Compreender as relações existentes entre a formação pedagógica dos professores e a produção do fracasso escolar na primeira série do ensino fundamental.
Analisar a formação inicial dos professores da primeira série do ensino fundamental das classes em estudo para enfrentar o fracasso escolar.
Analisar, segundo a ótica do professor, a adequação da formação inicial recebida na Graduação para enfrentar o fracasso nas séries iniciais.
Verificar como os professores compreendem a multirepetência e o fracasso escolar.
Caracterizar sócio, cultural e economicamente os professores pesquisados.
Descrever o trabalho pedagógico praticado, relacionando-o com o resultado educacional desses alunos e alunas.
Caracterizar sócio, cultural e economicamente as crianças que repetem sistematicamente a primeira série escolar.
Analisar como as crianças percebem os professores na produção do fracasso escolar.
Analisar a formação inicial dos professores da primeira série do ensino fundamental das classes em estudo para enfrentar o fracasso escolar.
Analisar, segundo a ótica do professor, a adequação da formação inicial recebida na Graduação para enfrentar o fracasso nas séries iniciais.
Verificar como os professores compreendem a multirepetência e o fracasso escolar.
Caracterizar sócio, cultural e economicamente os professores pesquisados.
Descrever o trabalho pedagógico praticado, relacionando-o com o resultado educacional desses alunos e alunas.
Caracterizar sócio, cultural e economicamente as crianças que repetem sistematicamente a primeira série escolar.
Analisar como as crianças percebem os professores na produção do fracasso escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
06 | |||
ROSA MARANÍ RODRIGUES BRIZOLARA | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |