Nome do Projeto
ASSIMILAÇÃO DE DADOS 3DVAR E 4DVAR PELO SISTEMA WRF
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 30/10/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
A meteorologia, apesar de ser uma ciência em constante desenvolvimento técnico e científico, ainda apresenta inúmeros problemas que vem sendo constantemente colocado como foco de investigação. Ela ainda requer investigações profundas, para se adquirir o embasamento físico necessário à melhor compreensão dos complexos fenômenos termo e hidrodinâmicos que regem a dinâmica da atmosfera. Ela faz parte de uma área das ciências físicas notadamente e extremamente complexa - por tratar com fenômenos regidos por uma dinâmica aperiódica – além de incorporar sistemas e variáveis que apresentam interações espaciais e temporais essencialmente não lineares. Além disso, sua complexidade se deve, porque os fenômenos a ela inerentes apresentam uma enorme gama de variações espectrais tanto em tempo como em espaço. Muito embora não se tenha o pleno conhecimento, tanto teórico como observacional, de todos os processos termo e hidrodinâmicos que regem os fenômenos atmosféricos, bem como suas possíveis manifestações - não obstante inúmeras pesquisas venham sendo realizadas durante várias décadas- grandes progressos vem sendo obtidos nos últimos anos. Entretanto, é concebível o fato de que o raciocínio, a inspiração ou a intuição conceitual e, algumas vezes, até mesmo as ideias dos pesquisadores da área venham sendo incorporadas às explicações e justificativas - na compreensão física dos processos atmosféricos. O crescente advento dos incrivelmente velozes processadores – bem como dos periféricos e dos sistemas de comunicação, dos computadores pessoais, que no passado eram referidos como IBM-PC, associados principalmente aos custos cada vez mais acessíveis; vem proporcionando de forma paralela a evolução da área da previsão numérica do tempo, especialmente na previsão de mesoescala. A implantação de um sistema de previsão de tempo de mesoescala, abrangendo principalmente os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, empregando o estado da arte dos sistema de modelagem de mesoescala WRF (Skamarock et. Al. 2008) e o WRFVAR ( ) com assimilação de dados convencionais e não convencionais – que permita prover suporte técnico aos centros regionais de previsão de tempo, capacitação de pessoal na área da modelagem numérica envolvendo assimilação de dados, bem como previsões de tempo – especialmente de eventos severos - com elevado grau de confiabilidade aos setores produtivos e sociais em geral, é proposta no presente projeto.

Objetivo Geral

II. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do projeto é implantar um sistema de previsão de tempo de mesoescala (SISPT), abrangendo os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (CONESUL), empregando o sistema de modelagem de mesoescala WRF e WRFVAR com assimilação de dados convencionais, radares e radiâncias espectrais dos equipamentos de bordo de satélites ambientais, que permita prover previsões de tempo com elevado grau de confiabilidade.
Objetivos Específicos

Para a sistematização do projeto são incluídos objetivos específicos, caracterizados dentro de distintas linhas dos desenvolvimentos que se propõe:

II.1.1 Subsistema_Dados
II.1.2 Subsistema_Modelo
II.1.3 Subsistema_Prognóstico









































































Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANE GRALA PEREIRA ALVES801/05/201530/10/2016
FABRICIO PEREIRA HARTER201/05/201530/10/2016
JOÃO LUIZ MARTINS BASSO801/05/201530/10/2016
LUANA RIBEIRO MACEDO801/05/201530/10/2016

Página gerada em 26/04/2024 18:39:02 (consulta levou 0.046630s)