Nome do Projeto
Staphylococcus aureus provenientes de mastite de diferentes regiões do Rio Grande do Sul: epidemiologia, formação de biofilme, expressão gênica e invasão celular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2015 - 31/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
Staphylococcus aureus é um micro-organismo Gram-positivo, anaeróbio facultativo, imóvel não formador de esporos, frequentemente envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), sendo o leite, um dos alimentos frequentemente envolvido em surtos de intoxicação estafilocócica. A mastite é uma inflamação da glândula mamária, que causa grandes perdas na produção de leite. No Rio Grande do Sul, estima-se que o índice de mastite seja em torno de 30%, dessa forma, é de suma importância realizar uma investigação epidemiológica, com a utilização de ferramentas moleculares apropriadas, verificando a relação clonal, a predominância de clones e a distribuição geográfica de linhagens entre isolados oriundos de diferentes regiões do estado, com o intuito de traçar o perfil destes isolados.

Objetivo Geral

Verificar a relação clonal entre isolados de S. aureus provenientes de mastite de diferentes regiões do Rio grande do Sul, bem como avaliar a formação de biofilme in vitro, a expressão de genes relacionados à formação de biofilme e a capacidade de adesão e invasão em células epiteliais mamárias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISABELA SCHNEID KRÖNING2001/06/201531/05/2019

Página gerada em 19/04/2024 21:08:54 (consulta levou 0.042201s)