Nome do Projeto
Avaliação molecular e fenotípica de fungos de importância médica e veterinária e sua suscetibilidade a diferentes amostras de óleo essencial de Origanum vulgare L.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/04/2015 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O presente estudo propõe a avaliação da atividade antifúngica do óleo essencial de Origanum vulgare L. e de seus compostos majoritários frente a cinco gêneros fúngicos de ampla importância tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Sendo esses: Aspergillus, Candida, Malassezia, Sporothrix e Microsporum, os quais serão caracterizados fenotipicamente e realizada análise molecular para comparação com seu perfil de sensibilidade.

Objetivo Geral

A micologia é uma ciência relativamente jovem, portanto a busca por fármacos específicos para o tratamento de micoses também data de pouco tempo, sendo o primeiro antifúngico conhecido apenas na década de 1950. Associada ao baixo número de fármacos existentes está a resistência fúngica aos antimicrobianos conhecidos e o número crescente de casos de micoses, associadas principalmente a doenças imunodebilitantes e ao aumento da sobrevida destes pacientes. Neste contexto, as plantas apresentam-se como uma importante alternativa na busca por novos compostos bioativos. Inserido nesta realidade, este projeto tem como objetivo geral contribuir com o tratamento e controle de micoses oportunistas e emergentes através da avaliação da sensibilidade de isolados fúngicos, agentes de micoses veterinárias e humanas, associado a análise molecular e fenotípica destas cepas, frente a amostras de diferentes origens de óleo essencial de orégano e a compostos majoritários identificados nessas amostras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANE DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE1201/08/201531/07/2016
RENATA OSORIO DE FARIA130/04/201531/07/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 7.000,00

Página gerada em 29/03/2024 10:40:44 (consulta levou 0.035731s)