Nome do Projeto
TECNOLOGIA DE UM SISTEMA DE ENTREGA DE FÁRMACOS ORAL: DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM FIXADOR DE DENTADURA COM AÇÃO ANTIFÚNGICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2015 - 01/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Os sistemas de entrega por via oral vêm demonstrando, nas últimas décadas, vantagens em relação aos outros sistemas convencionais. Estas vantagens incluem a ação seletiva farmacológica, além de efeitos colaterais, dosagem e frequência reduzidos. Partindo desse princípio, este projeto propõe desenvolver um mucoadesivo bucal (também conhecido como fixador de dentadura) como sistema de entrega de antimicrobianos. A importância da presença de características antimicrobianas nos fixadores de dentadura se dá principalmente pela incidência de candidíaase atrófica crônica (estomatite por dentadura) recorrentes e resistentes, efeitos adversos de alguns agentes antifúngicos atualmente utilizados em odontologia e considerações financeiras de países em desenvolvimento, como o Brasil. Embora haja diferentes agentes antifúngicos com características antimicrobianas disponíveis comercialmente, existe a preocupação em relação à biodisponibilidade destas substâncias e os seus efeitos tóxicos, alérgicos e mutagênicos. Assim, a busca de sistemas de entrega e fármacos seguros e eficazes continua, sendo os mucoadesivos, sistemas de entrega promissores para utilização para tratamentos antifúngicos em odontologia. Visto isso, esse projeto de desenvolvimento visa a obtenção de um mucoadeisvo contendo pirazóis, concedendo-lhe com isso características antimicrobianas, de biocompatibilidade e propriedades adesivas aceitáveis. Para tal propósito, o mucoadesivo (fixador de dentadura)será formulado e analisado em relação ao seu pH, escoamento, viscosidade, citotoxidade e atividade antimicrobiana. Todos os dados serão tabulados e analisados. Os testes estatísticos serão escolhidos conforme os critérios de igualdade de variância e normalidade, considerando p <0,05. Como resultado, pretende-se obter um mucoadesivo biocompatível, com efeito antimicrobiano e com propriedades físico-químicas semelhantes ou superiores aos adesivos (fixadores) de dentadura disponíveis no mercado.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um sistema de entrega de antifúngicos, através de filmes e adesivos para mucosa oral, que possam ser utilizados ou não como fixadores de dentadura concomitantemente.
Objetivos específicos
Esse produto deverá apresentar: (1) características de pH neutro ou literalmente básico; (2) retenção e adesividade satisfatórias; (3) odor e gosto agradáveis; (4) fácil aplicação e remoção; (5) viscosidade adequada; (6) toxidade nula ou mínima à cavidade oral; (7) capacidade antifúngica (anti-biofilme) contra isolados de Candida; (8) o produto final não deve ser irritante a mucosa oral e deve ser livre de impurezas lixiviáveis; (9) deve possuir uma vida útil adequada; (10) deve possuir grupos adesivos ativos e (11) Não deve promover o desenvolvimento infecções secundárias. Esse fixador de dentaduras deverá ser capaz de liberar compostos naturais ou sintéticos com propriedades e efeitos antimicrobianos de forma controlada em relação ao tempo e a concentração farmacêutica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EVANDRO PIVA101/08/201501/07/2018
SIMONE GOMES DIAS DE OLIVEIRA201/08/201501/07/2018
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA201/08/201501/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 30.000,00

Página gerada em 26/04/2024 09:11:20 (consulta levou 0.052263s)