Nome do Projeto
Nanocompósitos magnéticos para aplicação em biotecnologia
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/06/2015 - 15/06/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
O objetivo deste trabalho será a produção de nanocompósitos magnéticos assistido por uma síntese solvotermal, e subsequente aplicação na área biotecnológica, tanto na entrega de fármaco como também na biosseparação de proteínas. Também, busca-se o desenvolvimento de nanocápsulas à base de monoglicerídeos para ser utilizado juntamente com estes materiais na entrega de fármacos. Para o desenvolvimento deste trabalho, serão utilizadas metodologias convencionais e inéditas para elaboração do nanocompósito magnético como: a síntese solvo termal por micro-ondas, a implementação de um óxido inédito com características magnéticas substituindo Fe3O4, uso de atmosfera redutora da mistura de N2/ H2, averiguação da morfologia do composto por microscopia de varredura eletrônica (MEV) e de transmissão eletrônica (MET), e caracterização da fase do óxido por difração de raio-X (XRD). Também, para a caracterização das propriedades magnéticas será utilizado equipamento específico com intuito de testar a intensidade de ferromagnetismo das partículas e a preparação de nanocápsulas com morfologia elipsoidal. Referente a aplicação biológica em células tumorais serão realizadas metodologias de cultivo celular, ensaios de hemólise, da lactato desidrogenase (LDH), de Iodeto de Propídeo (PI) e de ligação com anexina V, imunomarcação de LC3A/B, teste da membrana mitocondrial (MTT), expressão de proteínas apoptóticas e enzimas antioxidantes por qPCR, citoxidade in vitro, teste de imagem de ressonância magnética (MRI), observações com microscopia confocal de varredura a laser (CLSM) e de transmissão eletrônica biológica (Bio-TEM). Entretanto, para o âmbito da obtenção de proteínas recombinantes com cauda de histidina serão realizadas análises para averiguar atividades e capacidades das esferas magnéticas na separação das proteínas marcadas, comprovação da reciclabilidade das esferas magnéticas por teste Turkey ou ANOVA, ensaios que comprovem a afinidade de ligação das esferas magnéticas com a proteína purificada, expressão e purificação das proteínas purificadas expostas pelo uso de sódio eletroforese em gel de poliacrilamida de sulfato de dodecilo (SDS-PAGE), avaliação da proteína purificada por Western blot e por ELISA.

Objetivo Geral

1. Objetivo Geral: Desenvolvimento de um sistema de nanocompósito magnético assistido por uma síntese solvotermal, e subsequente aplicação na área biotecnológica.
2. Objetivos Específicos:
- Obtenção de óxido inovador a partir do aluminato de cálcio e da hematita.
- Comprovação da eficácia da técnica solvotermal assistido por micro-ondas para tais materiais.
- Caracterização da morfologia de partículas;
- Caracterização das propriedades magnéticas de partículas;
-Funcionalização de superfícies de partículas para aplicações biotecnológicas

3. Metas
Intermediária: Aplicação na produção de nanocompósito de caráter magnético a partir de reações químicas assistidas no micro-ondas pela técnica de solvotermal num ambiente fechado.
Final: Desenvolver sistemas de nanocompósitos magnéticos pela técnica solvotermal e otimização de processos já existentes para aplicações de trajeto e na entrega de fármaco e biosseparação. Desenvolvimento de nanocápsulas à base de monoglicerídeos. Utilização dos sistemas para variadas linhagens tumorais e purificações de proteínas. Estudo de caracterização físico-química dos novos materiais obtidos através de técnicas como, MEV, MET, DRX, IR, TPR, SQUID, etc.

4. Metodologia

O projeto está baseado no desenvolvimento de um sistema de óxido magnético inovador capaz de ser empregado para algumas aplicações de âmbito importante na área de saúde como a biosseparação e entrega e trajeto de fármacos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE ABREU DA SILVA4011/05/201510/05/2017
MARIO LUCIO MOREIRA211/05/201510/05/2017
RUI CARLOS ZAMBIAZI211/05/201510/05/2017
SERGIO DA SILVA CAVA211/05/201510/05/2017
TIAGO VEIRAS COLLARES211/05/201510/05/2017

Página gerada em 16/07/2019 18:07:05 (consulta levou 0.087607s)