Nome do Projeto
O LUGAR DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: IMPACTOS DAS REFORMAS CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA E NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/08/2015 - 19/02/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O presente trabalho propõe investigar as formas de saber-fazer inscritas nos enunciados das matrizes curriculares para formação inicial de professores e nas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e as formas de re-significação atribuídas pelos professores em suas práticas docentes. Buscamos analisar, também, o lugar do conhecimento matemático nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia e as formas e tais currículos em ação nas escolas.
Objetivo Geral
A presente pesquisa objetiva analisar os discursos oficiais para a educação básica, na área de matemática e as novas diretrizes para formação inicial dos professores – licenciaturas e pedagogia licenciatura –, tendo como foco o saber-fazer da formação inicial e os saberes da prática docente. Em conjunto buscamos problematizar os modos como os currículos reformados para a educação básica aproximam o saber-fazer da prática docente com o conhecimento matemático, as re-significações operadas pelos professores e seus impactos nas formas de subjetivação e na identidade profissional docente.
- Verificar o valor atribuído ao saber-fazer nos textos das políticas oficiais para formação de professores que ensinam matemática e nos textos oficiais para a educação básica.
- Problematizar o lugar do conhecimento matemático nos referidos cursos e o impacto na educação básica, nas formas de subjetivação e na identidade profissional docente.
- Analisar a articulação entre o saber-fazer e o conhecimento matemático nos textos das políticas oficiais e no exercício da docência.
- Incentivar a formação de novos pesquisadores no campo da formação e profissionalização docente.
- Verificar o valor atribuído ao saber-fazer nos textos das políticas oficiais para formação de professores que ensinam matemática e nos textos oficiais para a educação básica.
- Problematizar o lugar do conhecimento matemático nos referidos cursos e o impacto na educação básica, nas formas de subjetivação e na identidade profissional docente.
- Analisar a articulação entre o saber-fazer e o conhecimento matemático nos textos das políticas oficiais e no exercício da docência.
- Incentivar a formação de novos pesquisadores no campo da formação e profissionalização docente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANI MELLO FÉLIX | 4 | 19/08/2013 | 10/08/2015 |
IZABEL MORAES CALDEIRA | 4 | 19/08/2013 | 10/08/2015 |
PATRÍCIA DE FARIA FERREIRA | 4 | 09/03/2015 | 10/08/2015 |
THIAGO TAVARES BORCHARDT | 4 | 19/08/2013 | 10/08/2015 |