Nome do Projeto
Idéias raciais ,cultura e literatura na América Latina
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/04/2016 - 07/04/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
O projeto tem como objetivo estudar o vínculo entre as idéias raciais, a cultura e a literatura na América Latina, partindo da hipótese de que o fator racial é constitutivo da historia, da organização social e da cultura do continente. A primeira fase procura estudar as teorias raciais e a formação das idéias raciais e os conflitos gerados nos territórios hispanos.
Objetivo Geral
O projeto parte da hipótese de que as relações raciais são um fator essencial em qualquer análise que pretenda entender a cultura de América Latina. Ao se propor pesquisar as relações entre a cultura e racismo nesta área geo-política, questiona-se a idéia dominante de que o racismo é um problema social produto de preconceitos, ignorâncias, mitos e erros científicos, tal como procurou apresentar o problema a UNESCO (1953) depois a experiência do nazismo na Europa. Mesmo se tem se avançado numa compreensão mas profunda, esta perspectiva, ainda hoje dominante, pretende confinar o racismo aos âmbitos da patologia social e por tanto estar-se-ia frente a um fenômeno sem nenhum apoio racional. Desta forma, encobre-se a participação das equipes intelectuais na formação, desenvolvimento, sustentação e projeção do racismo. Partindo do pressuposto de que as ideologias raciais surgem e se consolidam na Europa como consequência do seu expansionismo, entende-se o racismo como uma elaboração consciente e deliberada de política que justificassem a invasão dos territórios e a subordinação dos povos não ocidentais (Mignolo, 2001). Se apoiando na ideia da supremacia ocidental e da superioridade do cristianismo sobre todas as outras religiões (Aristóteles, Kant, Voltaire, Hegel, etc.), elaboram-se leis , os famosos códigos negros , para poder escravizar os africanos e regulamentar uma hierarquia humana entre dominados e dominadores. Esta corrente sera reforçada no século XIX com a aparição da biologia, a sociologia e a antropologia que contribuem a promover ideias como a de "raça", "povos selvagens" e "progresso" para afirmar o direito ocidental de conduzir o movimento da historia universal, agora com bases científicas. Essas ideologias foram introduzidas desde a época colonial, continuaram na época da independência e se espalharam no período contemporâneo, gerando os projetos de "branqueamento", da "eugenia"e da "mestiçagem" como formas diferentes de apagar os povos indígenas e africanos e reduzi-los a uma pura lembrança do passado sem vínculo nenhum com o presente.
Este projeto procura estudar, num primeiro momento, o período da formação do racismo latino-americano na fase colonial, como uma base fundamental para a construção do chamado racismo científico posterior, sem descuidar os conflitos que se geraram entre partidários da inferioridade dos "índios" e seus defensores
Este projeto procura estudar, num primeiro momento, o período da formação do racismo latino-americano na fase colonial, como uma base fundamental para a construção do chamado racismo científico posterior, sem descuidar os conflitos que se geraram entre partidários da inferioridade dos "índios" e seus defensores
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
AIDANA SCARPARO VALENTE | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
ALINE DA SILVA LOPES | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
AMANDA APARECIDA SILVA DA COSTA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Antonia Lucicleia Lima Oliveira | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Edgardo Piriz Milano | 3 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
Gerusa L CORREA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIRO | 1 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
HELAÍNE FAGUNDES DOS SANTOS | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Ivana Costa dos Santos | 3 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
JANE ALVES DE AZEVEDO | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
JAQUELINE MOREDA NEVES | 3 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
JEEAN KARLOS SOUZA GOMES | 3 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
JULIO CÉSAR INSAURRIAGA DUARTE | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Juliana Chotgues | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
JÉSSICA VILELA ACOSTA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
KEILA DUARTE DOS ANJOS | 3 | 07/04/2016 | 07/04/2018 |
LUISA RIPOL PAULO | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
MAICON LOPES GONZALEZ | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
OLMA REGINA RODRIGUES GONÇALVES | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
ROBERTA LOUZADA DE FREITAS | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS MARQUES | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
SANMI GUIMARÃES DE SOUZA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Simone Xavier Moreira | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
VIRGÍNIA ANDRADES OLIVEIRA | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |
Vanessa Boettge da Silva | 3 | 12/09/2015 | 12/09/2017 |