Nome do Projeto
Sistema de cruzamento em Psychotria brachyceras Müll. Arg. (Rubiaceae), uma espécie distílica do sul do Rio Grande do Sul, Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2015 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
O gênero Psychotria é o maior gênero dentro de Rubiaceae, com mais de 1800 espécies no mundo, ocorrendo principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Psychotria brachyceras Müll. Arg. é uma espécie nativa e endêmica do Brasil que possui a distilia, síndrome onde ocorre um polimorfismo recíproco da altura estigma-antera. A heterostilia consiste na presença de duas formas florais dentro de uma mesma espécie e as plantas heterostílicas geralmente possuem um sistema de incompatibilidade, em que só há formação de frutos nos cruzamentos intermorfos, além disso, a reciprocidade na altura do estigma e anteras de um morfo em relação ao outro, favorece a ocorrência da polinização cruzada e diminui os cruzamentos entre morfos iguais. A constituição genética de uma espécie é influenciada pelo sistema de reprodução. A fecundação cruzada é o tipo mais comum nas plantas com flores, proporcionando maiores possibilidades de recombinação e manutenção da variabilidade genética. O sucesso reprodutivo das espécies distílicas é dependente de vários fatores associados ao dimorfismo floral, a isopletia, quando ocorre proporção equilibrada entre os morfos na população e a atuação efetiva de polinizadores. Este trabalho objetiva estudar aspectos da biologia reprodutiva de P. brachyceras, determinando morfometria, viabilidade polínica, concentrações de néctar, proporção de morfos na população, visitantes florais e, ainda, qual sistema de cruzamento a espécie realiza. O estudo será realizado durante a floração da espécie em 2015, no Horto Botânico Irmão Teodoro Luís, localizado no município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil. O sistema de cruzamento da espécie será investigado realizando métodos consagrados da área. Para se obter qual a viabilidade dos grãos de pólen, estes serão corados com carmim acético e analisados ao microscópio óptico. O néctar será coletado das flores com auxílio de microseringa e a concentração de açúcar deste será medida através de refratômetro manual. A morfometria será feita com auxílio de paquímetro e microscópio estereoscópico e o estudo dos visitantes florais será realizado através com observações no campo e complemento fotográfico.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Investigar o Sistema de Cruzamento de Psychotria brachyceras no Horto Botânico Irmão Teodoro Luís, Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Objetivos específicos
- Determinar a viabilidade dos grãos de pólen;
- Determinar o volume e a concentração de néctar;
- Determinar a proporção de morfos heterostílicos na população;
- Determinar os visitantes florais;
- Avaliar a morfometria dos morfos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GIOVANNA BOFF PADILHA601/09/201530/12/2016
ISIS PAGLIA VITAL CHAVES201/09/201530/12/2016
RENATA TREVIZAN TELLES DE SOUZA1501/09/201530/12/2016

Página gerada em 26/04/2024 01:20:14 (consulta levou 0.190829s)