Nome do Projeto
Vida que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/11/2015 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Resumo
Apresentamos proposta de pesquisa agenciada por atividades de ensino e extensão. Tendo como foco a relação entre psicologia social e arte, nosso principal objetivo é analisar as possibilidades e dificuldades de uso das linguagens das artes quando direcionadas a pesquisas e intervenções que envolvam processos de subjetivação. Ou seja, pretendemos avaliar em que medida as artes – em especial o teatro – podem ser utilizadas pelo psicólogo em formação e/ou pelo pesquisador como ferramenta de pesquisa e intervenção.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Cartografar potencialidades testemunhais das artes, dando ênfase ao teatro.
Objetivos Específicos
Investigar as potencialidades do teatro como ferramenta de ensino/ aprendizagem para graduação em psicologia;
Analisar as possibilidades e dificuldades de uso da linguagem teatral como ferramenta de pesquisa e intervenção em estágios curriculares de graduandos de psicologia;
Avaliar em que medida o teatro pode ser utilizado pelo psicólogo em formação, como ferramenta de pesquisa e intervenção o em seus estágios curriculares;
Problematizar as condições de possibilidade agenciadas pelo teatro para a comunidade habitar a universidade, bem como para universidade intervir na comunidade;
Analisar em que medida o teatro pós-dramático cria condições de possibilidade para emergência de uma psicologia da diferença;
Investigar a potencialidade da arte como ferramenta de pesquisa no contexto da pós graduação;
Cartografar potencialidades testemunhais que envolvam música, artes visuais, cinema e vídeo.
Estudar as obras de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Giorgio Agamben.
Cartografar potencialidades testemunhais das artes, dando ênfase ao teatro.
Objetivos Específicos
Investigar as potencialidades do teatro como ferramenta de ensino/ aprendizagem para graduação em psicologia;
Analisar as possibilidades e dificuldades de uso da linguagem teatral como ferramenta de pesquisa e intervenção em estágios curriculares de graduandos de psicologia;
Avaliar em que medida o teatro pode ser utilizado pelo psicólogo em formação, como ferramenta de pesquisa e intervenção o em seus estágios curriculares;
Problematizar as condições de possibilidade agenciadas pelo teatro para a comunidade habitar a universidade, bem como para universidade intervir na comunidade;
Analisar em que medida o teatro pós-dramático cria condições de possibilidade para emergência de uma psicologia da diferença;
Investigar a potencialidade da arte como ferramenta de pesquisa no contexto da pós graduação;
Cartografar potencialidades testemunhais que envolvam música, artes visuais, cinema e vídeo.
Estudar as obras de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Giorgio Agamben.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ REINHARDT RÖSLER | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
JOSE RICARDO KREUTZ | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
LAÍS VARGAS RAMM | 4 | 09/11/2015 | 30/07/2016 |
LORRAINE CLARA DOS SANTOS | 12 | 01/08/2016 | 31/01/2017 |
LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
MARIANA POZZI JUNGES | 4 | 09/11/2015 | 30/07/2016 |
MOISÉS JOSÉ DE MELO ALVES | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
MONIQUE NAVARRO SOUZA | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
MONIQUE NAVARRO SOUZA | 12 | 01/02/2017 | 31/07/2017 |
MURILO PAIOTTI DIAS | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
PAULO LISANDRO AMARAL MARQUES | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |
RAYSHA THEREZA NERY | 4 | 09/11/2015 | 30/07/2016 |
RÔSMARI LISBOA LOPES | 2 | 09/11/2015 | 29/12/2017 |