Nome do Projeto
Efeito do mineral crinoptilolita e tratamento homeostático sobre a diarréia e o efeito do método de aleitamento no bem-estar de bezerros leiteiros
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/10/2015 - 01/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Resumo
Tornando-se uma fase de grande importância porque além desta categoria animal ser frágil, ocorre o maior risco de mortalidade neste período, de maneira que terão de vencer as adversidades do meio ambiente. Os principais sistemas de criação são: o sistema convencional de baias fixas dentro de um galpão, o sistema de abrigos individuais móveis (casinhas, estacas e entre outros) e o sistema de liberdade, no qual os bezerros são criados soltos a pasto (SOUZA 1997). Segundo Le Neindre (1993) a limitação de espaço, dieta e ambiente social podem prejudicar o bem estar de bezerros confinados se comparados com aqueles criados a pasto. Sabendo que sistemas de criação com a utilização de mamadeiras para o fornecimento do alimento principal o leite, pode permitir ao bezerro um comportamento natural que é o de sucção (Hammell et al., 1988), que este comportamento é apresentado diferente quando os animais são alimentados em baldes, que na maioria das vezes logo após a ingestão do leite permanecem sugando partes das estruturas, no qual teriam sidos privados de tal comportamento natural da espécie. Podendo então se tornar uma alternativa para a criação de bezerros a adoção de mamadeiras para diminuir o ato de sugar estruturas, ou mesmo o comportamento chamado de mamada cruzada entre os animais quando criados em ambientes coletivos no momento em que os animais são desaleitados (Jensen, 2003). Neste contexto a utilização de manejos diferenciados na escolha do método de aleitamento como a utilização de mamadeiras, e alternativas para combater a diarréia de bezerros leiteiros sem que estes animais adquiram resistência a medicamentos os tratamentos com mineral e homeopatia poderiam cumprir o papel dos medicamentos contra a diarréia favorecendo a melhoria da qualidade de vida dos animais. Logo será realizado este estudo para comparar qual é o melhor método para a alimentação dos animais, mamadeira ou balde, qual método os animais terão um melhor desenvolvimento, ou seja, um melhor bem-estar, em um momento da fase de criação, que segundo alguns autores supracitados acima é a fase que compreende o maior número de mortalidades. Portanto deve ser de extremo interesse ter um adequado manejo e maior cuidado com esses animais que serão as futuras vacas a renovar o plantel do sistema de produção para o produtor.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho será comparar sistemas de aleitamento para bezerros com a utilização da mamadeira e o manejo convencional no balde. Avaliando-se o comportamento em relação ao bem-estar e o desempenho de bezerras leiteiras durante a fase de aleitamento. E avaliar o efeito tratamento contra diarréia com o mineral crinoptilolita e com homeopático.
- Verificar em qual sistema os bezerros irão obter um melhor desenvolvimento.
- Verificar qual o sistema houve um melhor bem-estar dos animais, através de avaliação comportamental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA PETER GONÇALVES511/10/201501/03/2016
CAROLINA BUENO MAGALHÃES4011/10/201501/03/2016
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO211/10/201501/03/2016

Página gerada em 26/04/2024 03:52:37 (consulta levou 0.058001s)