Nome do Projeto
Manejo químico do azevém (Lollium multiflorum) resistente a glifosato em terras baixas e seus efeitos na cultura do arroz irrigado
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/12/2015 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
O azevém (Lolium multiflorum L.) é importante forrageira no sul do país, devido a sua excelente qualidade nutricional, adaptação em distintos ambientes produtivos (terras altas e baixas), extensivo ciclo produtivo e presença de ressemeadura natural. No entanto, o surgimento de biótipos de azevém resistentes a herbicidas inibidores da enzima EPSPS, bem como resistência múltipla a herbicidas tem dificultado do manejo produtivo em áreas com ocorrência de azevém, como é o caso arroz em terras baixas. Esse projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência de herbicidas alternativos no controle de azevém resistente e os efeitos resultantes na cultura do arroz irrigado. Para isso, serão conduzidos estudos com o intuito de: 1) determinar a eficiência de herbicidas e doses na dessecação de azevém e os danos causados na cultura do arroz irrigado; 2) avaliar o comportamento e os danos causados por herbicidas aplicados em diferentes épocas antes da semeadura do arroz; 3) avaliar o comportamento dos herbicidas submetidos a distintos períodos de saturação do solo e diferentes solos de terras baixas. Espera-se obter através desse estudo ferramentas para o manejo do sistema de cultivo mínimo e semeadura direta em solos de terras baixas, bem como alternativas para o controle de azevém resistente a herbicidas.

Objetivo Geral

Selecionar herbicidas e doses para o eficiente controle de azevém resistente na pré-semeadura de arroz, bem como avaliar os efeitos oriundos desses herbicidas e da resteva no estabelecimento da cultura do arroz semeada em sucessão.
Eleger os melhores períodos para dessecação de azevém resistente de modo que a evitar os efeitos negativos na emergência e desenvolvimento da cultura de arroz.
Avaliar o comportamento e persistência de herbicidas sob condições anaeróbicas e os efeitos na cultura do arroz semeada em sucessão a dessecação do azevém (cultivo mínimo ou plantio direto).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUIS ANTONIO DE AVILA104/12/201531/12/2017
WILLIAN LUBIAN604/12/201531/12/2017

Página gerada em 18/04/2024 21:26:13 (consulta levou 0.038234s)