Nome do Projeto
A produção da Educação Física escolar: aproximações e afastamentos com o dispositivo da esportivização.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2016 - 01/05/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O dispositivo da esportivização da educação física escolar emergiu nos estudos de doutoramento, diante da intenção em investigar a regulação curricular da Educação Física e seus efeitos no trabalho de docentes iniciantes. Partiu-se do pressuposto que esta regulação se estabelece por meio de um processo negociado, resultado de um jogo de forças, nunca finalizado, sempre em processo, entre discursos e/ou dispositivos que disputam a hegemonia curricular do componente. Com isso, a partir da produção do dispositivo de esportivização, a presente proposta volta olhares para os modos nos quais a Educação Física é organizada e sistematizada no currículo escolar, no que tange as relações de aproximação e/ou afastamento com o dispositivo da esportivização. Com a intenção de construir um caminho investigativo próprio para investigar os modos pelos quais a Educação Física é organizada e sistematizada no currículo de escolas públicas de Pelotas (RS), elegeram-se alguns conceitos de Michel Foucault para fundamentar e nortear a realização deste estudo, tais como: dispositivo, discursos, poder, saber, subjetividade. Para tanto, delineou-se o objetivo geral do estudo como sendo: investigar os modos pelos quais a Educação Física é organizada e sistematizada no currículo de escolas públicas de Pelotas (RS). Já os objetivos específicos são: a) analisar a produção da Educação Física no currículo escolar; b) identificar aproximações e/ou afastamentos do dispositivo da esportivização com a Educação Física escolar nas escolas públicas de Pelotas (RS); e, c) problematizar a produção da Educação Física escolar na relação que estabelece com o dispositivo da esportivização. O contexto de pesquisa é rede pública de ensino de Pelotas e os instrumentos de coleta de dados são: análise documental (planos de ensino dos professores de Educação Física), questionários e entrevistas com professores de Educação Física. No que tange a análise dos dados, as entrevistas, os questionários e os documentos serão analisados em sua discursividade, ou seja, identificando e problematizando os discursos que compõem o quadro da produção curricular da Educação Física na escola pública.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Investigar os modos pelos quais a Educação Física é organizada e sistematizada no
currículo de escolas públicas de Pelotas (RS).

Objetivos específicos
a) analisar a produção da Educação Física no currículo escolar;
b) identificar aproximações e/ou afastamentos do dispositivo da esportivização com a
Educação Física nas escolas públicas de Pelotas (RS);
c) problematizar a produção da Educação Física escolar na relação que estabelece com o
dispositivo da esportivização.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO217/12/201516/12/2016
CAROLINE PASSOS DA CONCEIÇÃO202/08/201629/12/2016
ELAINE TONINI FERREIRA202/08/201629/12/2016
FERNANDA DA PORCIUNCULA DE SOUZA202/08/201629/12/2016
José Alberto Coutinho da silva202/08/201629/12/2016
LILIAN MARTINA EINHARDT LEITZKE2001/09/201631/08/2017
PAOLA MONTEIRO CABRAL202/08/201629/12/2016

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