Nome do Projeto
Sustentabilidade Ambiental em Restaurantes Comerciais da Zona central de Pelotas/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
28/11/2015 - 28/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A preocupação com o meio ambiente é crescente, percebe-se os danos que o mesmo sofreu ao longo dos anos, assim, vêm-se buscando maneiras de evitar que as consequências destes atos sejam ainda maiores. Com o problema da falta d’água e a crise de energia estão sendo lançadas campanhas de conscientização sobre o uso adequado, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Em se tratando de sustentabilidade ambiental, outro tema importante é o destino de resíduos, os quais podem ser classificados em orgânico, reciclável ou não reciclável, tendo para cada tipo um destino específico. Os resíduos orgânicos podem ser utilizados para mais de um fim, como por exemplo, alimentação de animais, redistribuição para consumo humano ou formação de composto orgânico para adubação. Segundo a legislação é necessário que existam padrões sustentáveis de produção e consumo, ou seja, produção e consumo de bens e serviços de forma a atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras. Dessa forma o objetivo deste estudo será avaliar as ações de boas práticas ambientais em restaurantes comerciais do centro da cidade de Pelotas-RS. Este é um estudo de caráter transversal, baseado na aplicação de um check list elaborado por Colares, Figueiredo e Mello (2014). Serão avaliados 37 restaurantes que oferecem serviço de self-service, localizados na Zona Central de Pelotas-RS, selecionados de uma lista cedida pela Vigilância Sanitária, onde constam todos os estabelecimentos comerciais do centro de Pelotas. Cada restaurante selecionado será convidado a participar do estudo e os proprietários que aceitarem deverão assinar um Termo de Consentimento Livre Esclarecido, com a garantia de anonimato. O projeto seguirá as normas do Conselho de Ética e após aprovação do mesmo será conduzido um estudo piloto, no Restaurante Universitário da UFPEL, para analisar a aplicabilidade do check list. Posteriormente será realizado o agendamento para visitação dos restaurantes com a aplicação do instrumento para a coleta de dados. Os dados serão codificados e duplamente digitados, sendo a análise apresentada de forma descritiva, utilizando percentuais, gráficos e tabelas com auxilio do software Microsoft Office Excel ®, 2007.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Este estudo tem por objetivo avaliar as ações de boas práticas ambientais em restaurantes da Zona Central da cidade de Pelotas-RS.

Objetivos Específicos:
- Caracterizar o tipo de serviço prestado pelos restaurantes da zona central de Pelotas
- Avaliar as medidas de redução, reutilização, tratamento, armazenamento e destinação final de resíduos sólidos gerados nos restaurantes;
- Verificar as medidas relacionadas ao uso consciente da água nos restaurantes;
- Descrever as medidas relacionadas ao uso consciente de energia nos restaurantes;
- Verificar nos restaurantes a existência de registros por meio de documentação, sobre o destino dos resíduos gerados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIA DA SILVA SILVEIRA128/12/201528/12/2016
LUIZA CARRIL GONÇALVES328/11/201528/12/2016
MARINA COUTO PEREIRA228/11/201528/05/2016

Página gerada em 25/04/2024 00:48:21 (consulta levou 0.037941s)