Nome do Projeto
Avaliação, por escaneamento tridimensional, das alterações dimensionais de modelos de trabalho para próteses parciais fixas de 3 elementos sobre dentes e sobre implantes obtidos por diferentes técnicas e materiais de moldagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2016 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Resumo
De acordo com a literatura, os materiais de moldagem disponíveis no mercado sofrem distorção após sua presa. Essa distorção pode afetar a adaptação final de próteses fixas e próteses sobre implantes. O objetivo do presente projeto será de investigar e comparar, através do uso de escaneamento tridimensional e software de comparação de superfícies, as alterações tridimensionais decorrentes do procedimento de moldagem e obtenção de modelos de trabalho utilizando diferentes materiais e técnicas de moldagem comumente usadas na prática odontológica. Um modelo mestre para dentes conterá um incisivo central e um canino superiores preparados para receber prótese fixa de três elementos livre de metal e o modelo de implante será obtido utilizando um análogo de implante com conexão hexagonal externa. Os grupos serão divididos de acordo com a técnica (dupla mistura, moldagem única e com casquete para dentes e direta e indireta para implantes) e material de moldagem (silicone de adição, silicone de condensação, poliéter e polissulfeto). A avaliação e comparação das superfícies com o modelo mestre serão realizadas através de escaneamento 3-D e software específico. Os resultados obtidos serão submetidos à análise estatística. A hipótese nula do presente projeto é a de que não haverá diferença considerável de distorção entre os modelos de gesso quanto à prática de diferentes técnicas de moldagem e uso de diferentes materiais.

Objetivo Geral

Investigar e comparar, através do uso de escaneamento tridimensional e software de comparação de superfícies, as alterações dimensionais decorrentes do procedimento de moldagem e obtenção de modelos de trabalho utilizando diferentes materiais e técnicas de moldagem comumente usadas na prática odontológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO FERNANDES VARGAS201/02/201628/02/2018

Página gerada em 28/03/2024 18:22:16 (consulta levou 0.039874s)