Nome do Projeto
Narrativas pictóricas: cópia e repetição
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
14/03/2016 - 13/03/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Pintura
Resumo
O presente projeto se insere numa perspectiva da pesquisa em arte defendida por Sogabe (2012) por seu caráter prático-teórico, ou seja, uma pesquisa em que a produção artística se apresenta como principal objeto – como uma forma de produção de conhecimento sensível – a partir da qual são suscitadas reflexões capazes de elucidar as escolhas e métodos utilizados, devidamente contextualizados no campo de investigações das poéticas visuais. Neste caso, o projeto denominado “narrativas pictóricas: cópia e repetição” é a decorrência natural do projeto desenvolvido no ano de 2013, “a construção de narrativas pictóricas: velar/desvelar”, que culminou com a realização de 12 pinturas de caráter figurativo e que exploraram objetos que povoam uma dependência da casa, o banheiro, incitando ao toque ou ao contato em virtude de sua funcionalidade, possuidores de características assépticas e alusivos a uma sexualidade velada – antigos cabides e saboneteiras. Além dos objetos de banheiros, outro tema correlato foi explorado: as portas, que estabelecem o limite entre o espaço privado e o espaço público. Trata-se, efetivamente, de continuar a produção de pinturas, com o enfoque nas semelhanças e diferenças, capazes de apontar, num momento subsequente, para o caráter de único ou cópia (o que diferente de múltiplo) da produção de imagens (BENJAMIN, 2013, p. 52; 53). Trata-se, nesta etapa, de realizar dois conjuntos de pinturas. O primeiro consiste em pinturas iguais: o mesmo tema (um cabide de banheiro de louça branca aplicado sobre azulejos brancos), executadas com o mesmo tratamento, o mesmo enquadramento, ou seja, a realização de cópias idênticas – que, justamente por se tratar de uma obra manufaturada, realizada através de uma técnica que evoca a tradição (óleo sobre linho), irá sempre apresentar as sutilezas de sua qualidade única. O outro conjunto refere-se a um conjunto de cortinas de tecido que, apesar de parecerem iguais, são todas diferentes entre si. Neste segundo caso, permanecem técnica e tratamento alusivos à pintura tradicional, mas as imagens funcionam quase como um tromp l’oeil ao estabelecerem certa confusão decorrente da falsa semelhança existente entre elas.

Objetivo Geral

Geral:
- Desenvolver dois conjuntos de pinturas de caráter figurativo, um representando um cabide de louça branco sobre azulejos brancos, copiado repetidas vezes, e outro representando uma cortina de tecido cru, com sutis alterações nas pregas do tecido;

Específicos:
- Registrar, através de Diários, o desenvolvimento dos trabalhos como possibilidade de divulgação do processo através de mídias digitais e/ou impressas;
- Desenvolver um conjunto de reflexões a partir de referências pertinentes aos procedimentos e temas em questão a fim de viabilizar a publicação dos resultados em artigos e papers de eventos;
- Buscar viabilizar pelo menos uma mostra, preferencialmente em espaço institucional ligado à Universidade, para apresentação dos resultados finais ou parciais da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA214/03/201613/03/2017
ENZO DA SILVA PATELLI214/03/201613/03/2017
GUILHERME NUNES DA ROSA214/03/201613/03/2017

Página gerada em 26/04/2024 21:02:32 (consulta levou 0.059878s)