Nome do Projeto
Economia do Futebol
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2016 - 02/06/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O desempenho de um time de futebol em um jogo entre rivais pode ser influenciado pelo “efeito mando de campo”? Este artigo testa esta hipótese para dois clássicos do futebol gaúcho, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense contra o Sport Club Internacional (Gre-Nal) e o Grêmio Esportivo Brasil contra o Esporte Clube Pelotas (Bra-Pel). Foram encontradas evidências do mando de campo para ambos os times do primeiro clássico, mas para apenas o Esporte Clube Pelotas no segundo. Um teste de robustez para jogos realizados em campo neutro não encontrou efeito de mando de campo. Adicionalmente, testou-se o efeito carryover e, neste caso, foram encontradas evidências do mesmo, assimetricamente, apenas no clássico Bra-Pel, para o Brasil de Pelotas.

Objetivo Geral

Analisar a existência ou não do efeito mando de campo em clássicos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE CARRARO201/03/201602/06/2018
EDUARDO LUÍS BARTHOLOMAY401/03/201602/06/2018

Página gerada em 12/08/2020 20:15:37 (consulta levou 0.108247s)