Nome do Projeto
Portais educacionais de língua inglesa: uma alternativa para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e produção oral
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2016 - 01/04/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Dentre as quatro habilidades que constituem a competência comunicativa em língua inglesa, a aprendizagem e o desenvolvimento da compreensão (listening) e da produção oral (speaking) são as que mais preocupam os aprendizes não nativos no contexto de ensino formal. Diversas pesquisas têm centrado sua atenção em detectar as principais dificuldades e na proposição de soluções que possam minimizar e, talvez, sanar esses problemas. No contexto de Inglês para Fins Acadêmicos essas lacunas são ainda maiores uma vez que muitos aprendizes tiveram pouco ou, em alguns casos, nenhum contato com a língua antes de adentrarem a educação superior. Visando contribuir com e expandir as investigações sobre este tema, este estudo busca investigar atividades de listening e speaking disponibilizadas em cinco (5) portais educacionais direcionados ao ensino-aprendizagem de língua inglesa com o intuito de identificar que tipo de tarefas pedagógicas são sugeridas e quais estratégias são propostas e/ou enfatizadas pelos autores/proponentes para o desenvolvimento dessas duas habilidades comunicativas. Estudos prévios (ARAÚJO, 2009; HISSA, 2009; OLIVEIRA, 2009) revelaram que esse gênero digital se constitui como um repositório de: 1) atividades pedagógicas que fazem uso de materiais autênticos, 2) ferramentas multimídias como vídeo e áudio e 3) demais gêneros digitais que promovem a interação entre os participantes/visitantes das páginas, tais como email, fórum de discussão, perguntas mais freqüentes (FAQs), dentre outros. Por meio dessa investigação, busca-se contribuir para que professores em formação inicial possam receber orientações mais eficazes no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos que envolvem o ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, mais especificamente, ao desenvolvimento das habilidades e competências comunicativas em língua inglesa.

Objetivo Geral

Este estudo tem como objetivo principal analisar atividades pedagógicas de compreensão (listening) e produção oral (speaking) sugeridas por cinco portais educacionais direcionados ao ensino de língua inglesa, com o intuito de identificar quais estratégias de ensino-aprendizagem são propostas e/ou enfatizadas pelos autores/proponentes para o desenvolvimento dessas duas habilidades comunicativas.
Além disso, este estudo busca: 1) mapear as principais estratégias propostas pela literatura prévia para o ensino-aprendizagem das habilidades de listening e speaking; 2) descrever o formato (textualização) das atividades disponibilizadas pelos portais investigados com o intuito de identificar as tarefas pedagógicas sugeridas; 3) verificar quais as estratégias de ensino-aprendizagem subjacentes na construção dessas tarefas e 4) elaborar novas atividades pedagógicas com base nos resultados obtidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO NOÉ RODRIGUES VOLTMER301/04/201601/04/2017
ANA CLAUDIA LEMOS DE OLIVEIRA301/04/201631/01/2018
NÁTALI MATIAS DUARTE301/04/201601/04/2017
PATRÍCIA PEREIRA MELCHEQUE301/04/201601/04/2017

Página gerada em 18/04/2024 20:01:30 (consulta levou 0.042848s)