Nome do Projeto
Impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação inicial dos alunos/bolsistas da Universidade Federal de Pelotas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2015 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para atuarem na educação básica e a elevação da qualidade das escolas públicas. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Este estudo tem como objetivo mapear o impacto do PIBID na trajetória de formação profissional dos alunos, investigar como a participação no PIBID está interferindo na formação inicial dos bolsistas, identificar a eficiência do PIBID na construção do conhecimento referente à prática pedagógica, verificar e analisar a efetividade deste Programa, enquanto política pública educacional de incentivo à docência e qualificação profissional. Esta pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa, descritiva, e será utilizado o procedimento/delineamento do estudo de caso. A população do estudo é composta por todos os alunos/bolsistas do PIBID da UFPel. Para a coleta de dados será utilizada a técnica Delphi ou método Delphi, que consiste na seleção de um grupo, ao qual se aplica um questionário, com características exploratórias, montado de forma a colher informações preliminares, definindo o primeiro round. A partir dos questionários respondidos nesta primeira etapa, analisados e reorganizados, gera-se um segundo questionário, que retorna para que os informantes originais respondam as novas questões, constituindo assim o segundo round, onde espera-se que o consenso seja alcançado. Será realizada uma análise descritiva das respostas obtidas no último round do estudo, tendo como base as respostas que aparecerem com consenso forte, verificado através das medidas de tendência central.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Mapear o impacto do PIBID na trajetória de formação inicial dos alunos/bolsistas. Objetivos específicos: Investigar como a participação no PIBID está interferindo na formação inicial dos alunos/bolsistas; Identificar a eficiência do PIBID na construção do conhecimento referente à prática pedagógica; Verificar a efetividade deste Programa, enquanto política pública educacional de incentivo à docência e qualificação profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINA ROTTA ASSIS601/09/201531/08/2017
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO201/09/201531/08/2017

Página gerada em 19/04/2024 01:40:23 (consulta levou 0.180751s)