Nome do Projeto
Comparação entre um treino intervalado e um treino contínuo na fisiologia da potência aeróbia de jovens fisicamente ativos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/03/2016 - 16/11/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Muitos estudos têm apresentado o treinamento intervalado aeróbio como um método eficaz no desenvolvimento da fisiologia da potencia aeróbia, mensurada pelo VO2máx. No âmbito do Exercito Brasileiro podemos encontrar este treinamento como atividade prevista no manual C 20-20, o qual regula a prática do treinamento físico militar, dentre outras formas de desenvolvimento de aptidões físicas, porém frequentemente é utilizado somente o treinamento contínuo aeróbio para este fim. O objetivo deste estudo é a comparação de efeitos no VO2máx em dois grupos de intervenção homogêneos (treinamento contínuo/treinamento intervalado), formados por soldados recém incorporados no Quartel, com avaliação pré e pós intervenção, a qual será realizada em um período de 8 semanas, com carga crescente de estímulo. Será avaliado o desempenho final transversalmente em cada grupo, e comparado o VO2máx pós-intervenção entre os mesmos.

Objetivo Geral

Comparar os efeitos de um treinamento intervalado aeróbio com um treinamento de corrida continua executados na mesma frequência sob o consumo máximo de oxigênio.
Objetivos Específicos
Avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), a partir do teste de 12 minutos, nos momentos pré e pós-intervenção de treinamento contínuo de 8 semanas conforme previsto no Manual de Treinamento Físico Militar, codificado por C 20-20 (grupo de intervenção contínuo).
Avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), a partir do teste de 12 minutos, nos momentos pré e pós-intervenção de treinamento intervalado de alta intensidade de 8 semanas (grupo intervenção intervalado).
Comparar o VO2máx no pós-teste entre os grupos de intervenção.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL AUGUSTO CONTE309/03/201616/11/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 61,11

Página gerada em 19/04/2024 17:20:30 (consulta levou 0.051967s)