Nome do Projeto
ENSINO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 04/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
Este projeto de pesquisa aborda a produção de conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira em relação aos movimentos artísticos para além do território escolar. Amparada na noção de “co(rpo)letivo” (CORRÊA, 2012), a pesquisa designa um corpo que dança na escola e efetiva um diálogo entre a Dança na instituição escolar e a Dança em outros espaços, tecendo vivências baseadas na experiência coletiva.

Objetivo Geral

Este estudo objetiva investigar como ocorre o processo de construção dos corpos dançantes no ensino formal, em diálogo com o movimento artístico contemporâneo. Nesse sentido, busca-se:
- Contextualizar o ensino de Dança na Educação Básica a partir de estudo histórico e legislativo sobre o tema;
- Pesquisar possibilidades didáticas e metodológicas para o ensino de Dança na escola;
- Estudar o movimento artístico da Dança na contemporaneidade e suas características artístico-pedagógicas;
- Reunir atividades de Dança para o público infanto-juvenil dos níveis de Ensino Fundamental da educação formal;
- Elaborar um material didático para o ensino contemporâneo de Dança no Ensino Fundamental da Educação Básica;
- Aprofundar o termo “co(rpo)letivo”;
- Refletir sobre o corpo permeado pela cultura popular e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Dança na escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARMEN ANITA HOFFMANN202/05/201604/12/2017
CAROLINA MARTINS PORTELA1201/04/201731/07/2017
CAROLINE RIBEIRO PAZ1201/08/201631/03/2017
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES202/05/201604/12/2017
Thiago Silva de Amorim Jesus202/05/201604/12/2017

Página gerada em 14/11/2019 19:59:58 (consulta levou 0.081755s)