Nome do Projeto
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Política Educacional
Resumo
Considerando a necessidade de aprofundar a análise da realidade educacional da Educação Básica Pública no Município de Pelotas, com vista à busca de alternativas para questões emergentes, elaborou-se o presente sub- projeto, que objetiva coletar e manter dados atualizados sobre a realidade educacional do Município de Pelotas, quem indiquem e fundamentem ações inovadoras. Os altos índices de reprovação e evasão, evidenciados nas estatísticas apontadas ao longo desta proposta, demonstram a emergência do estudo das condições de oferta e qualidade da Educação Básica, cujos indicadores estabelecem índices ampliados de evasão, rendimentos não satisfatórios, número de matrículas que não atende em sua totalidade a população escolarizável. Estes dados necessitam ser objeto de análises aprofundada, buscando compreender os motivos que produzem a exclusão na e da escola e quais as alternativas possíveis para reversão deste quadro, sejam elas vinculadas as políticas públicas, à prática pedagógica, a organização escolar ou a formação de professores, nos seus macro e micro processos oportunizados pela escola.

Objetivo Geral

• Promover a interface entre pós-graduação, cursos de licenciaturas e escolas públicas de Pelotas, visando à compreensão da realidade educacional;
• Compreender os processos geradores e efetivos das políticas públicas, em seu contexto escolar;
• Indicar, através dos dados coletados e analisados, os pontos de atuação emergentes;
• Construir indicadores que possam orientar a busca de alternativas viáveis e factíveis para a qualificação da Educação Básica no município de Pelotas;
• Mapear indicadores de qualidade nas dimensões da gestão democrática e pedagógica, administrativa e financeira das escolas que denotem como fatores fundamentais da qualidade do ensino;
• Fundamentar os projetos subseqüentes, a serem implementados nas escolas-foco.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE SILVA LOPES501/07/201531/12/2016
FRANCELE DE ABREU CARLAN501/07/201531/12/2016
Priscila Krüger Voigt501/07/201531/12/2016
ROBLEDO LIMA GIL501/07/201531/12/2016

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