Nome do Projeto
Treinamento físico combinado e educação em saúde para idosos com hipertensão arterial: um ensaio clínico randomizado e multicêntrico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2016 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição de saúde com alta prevalência na população brasileira, especialmente nas faixas etárias mais avançadas. Níveis não controlados de pressão arterial estão associados com importante aumento no risco de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares. Por outro lado, o controle dos níveis pressóricos populacionais gera reduções de gastos e aumento da qualidade de vida da população. Diversas evidências demonstram eficácia do exercício físico crônico, principalmente o exercício aeróbico, no tratamento da hipertensão arterial com foco no controle pressórico. Porém, embora a combinação de estímulos aeróbicos e de força seja amplamente recomendada para induzir benefícios neuromusculares e cardiorrespiratórios frente ao envelhecimento, este tipo de intervenção carece de evidências sólidas para a população hipertensa. Neste sentido, o presente projeto descreve um ensaio clínico randomizado, a partir do qual busca-se avaliar os efeitos de um programa de treinamento combinado pragmático, com pequena necessidade de maquinário específico, em comparação a um programa de educação em saúde, nos níveis de pressão arterial ambulatorial de idosos hipertensos. A amostra calculada consistirá de 184 idosos, divididos em dois centros de execução (Pelotas e Porto Alegre). A randomização será em razão 1:1, e as intervenções terão 12 semanas de duração, com 3 sessões por semana de treinamento combinado, e 1 encontro por semana para o grupo de educação para a saúde. Para analisar os efeitos destas intervenções de forma abrangente, avaliações iniciais e finais serão realizadas para desfechos relacionados com a aptidão física, função vascular e autonômica, e aspectos emocionais e cognitivos. Nossa hipótese, bem como o cálculo amostral e o plano de análise estatística (por intenção de tratar), baseiam-se na expectativa de superioridade do programa de treinamento combinado em comparação com o grupo de educação em saúde, especialmente para níveis pressóricos, capacidade funcional e qualidade de vida. O presente projeto de pesquisa foi desenhado e será conduzido por equipe multidisciplinar, seguindo aspectos éticos e protocolos metodológicos recomendados em ensaios clínicos. Espera-se que este estudo randomizado e multicêntrico produza evidências de alto mérito científico e repercussão mundial, com informações relevantes aos profissionais de saúde, gestores, e à população de idosos.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Estudar a eficácia de um programa de treinamento combinado (exercícios aeróbicos e de força), comparado a um programa de educação em saúde, sobre os níveis ambulatoriais de pressão arterial e marcadores de saúde em indivíduos idosos com hipertensão arterial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Avaliar os efeitos de 12 semanas de um programa de treinamento combinado ou programa de educação em saúde sobre a PA sistólica e PA diastólica nos períodos de vigília, sono noturno, e ao longo durante 24 horas (MAPA, Space Labs 90207);
2. Avaliar os efeitos de 12 semanas de um programa de treinamento combinado ou programa de educação em saúde sobre capacidades funcionais de ênfase cardiorrespiratória (teste cardiopulmonar de exercício) ou neuromuscular (tarefas funcionais);
3. Avaliar os efeitos de 12 semanas de um programa de treinamento combinado ou programa de educação em saúde sobre a qualidade de vida e sintomas depressivos avaliados por questionários (SF-36 e GDS-15, respectivamente);
4. Em participantes de um dos centros de intervenção (Porto Alegre), analisar os efeitos de 6 e 12 semanas de um programa de treinamento combinado ou programa de educação em saúde sobre a função vascular mensurada com uso de ultrassonografia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA VARGAS OLIVEIRA201/07/201631/07/2019
ALESSANDRA VARGAS OLIVEIRA1201/08/201631/07/2017
ELISA GOUVEA PORTELLA201/07/201631/07/2019
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO201/07/201631/07/2019
MARLOS RODRIGUES DOMINGUES201/07/201631/07/2019
ROCHELE BARBOZA PINHEIRO201/07/201631/07/2019
STEPHANIE SANTANA PINTO201/07/201631/07/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)R$ 0,00
CNPqR$ 59.000,00

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