Nome do Projeto
Folhas de oliveira: Prospecção química
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Resumo
A Oliveira (Olea europaea L.) é pertencente à família botânica Oleaceae, sendo considerada uma das frutíferas mais antigas cultivadas pelo homem. Os frutos da oliveira servem como matéria-prima para extração de azeite e produção na forma de conserva. As folhas da oliveira são subprodutos da indústria que são ricas em compostos fenólicos, assim caracterizando-se por possuir propriedades benéficas a saúde, que associadas à necessidade de valorizar estes subprodutos se faz importante a investigação do seu real valor e a sua exploração industrial. Este trabalho tem como objetivo avaliar a composição físico química, atividade antioxidante e atividade microbiana das folhas de oliveira da cultivar ‘Arbequina’ colhidas na cidade de Candiota/RS, incluindo as análises de pH, acidez, umidade, proteínas, gordura, carboidratos, fibras, teor de minerais, tocoferóis, carotenoides, clorofilas, oleuropeína, taninos, compostos fenólicos, fitosteróis e ácidos graxos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Realizar uma caracterização físico química, avaliar a capacidade antioxidante e a atividade antimicrobiana de folhas de oliva.

Objetivos Específicos
Avaliar em folhas de oliveira da cultivar Arbequina:
a) Composição centesimal, pH, acidez, umidade, teor de minerais, tocoferóis, carotenoides, clorofilas, oleuropeína, taninos, compostos fenólicos, fitosteróis e ácidos graxos;
b) Atividade antioxidante;
c) Atividade antimicrobiana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA DA FONSECA ANTUNES1201/08/201631/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 2.500,00

Página gerada em 25/04/2024 06:51:28 (consulta levou 0.036831s)