Nome do Projeto
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
29/04/2016 - 31/10/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com a formação continuada de educadores atuantes na educação básica, trabalhando em parceria com as escolas públicas busca a valorização da educação, da formação em geral e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional – o PIBID nos que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG – Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013 e 2015/2016 – que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares. Será construído em conjunto como os participantes do projeto um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a auto regulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência. Palavras-chave: PIBID, Políticas Públicas, Geografia, Formação de Professores.

Objetivo Geral

O objetivo Geral do projeto é analisar os efeitos e/ou resultados do PIBID enquanto política pública nos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia tendo como parâmetros de análise as publicações (artigos, resumos e banners) presentes nos anais do ENPEG – Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013 e 2015/2016 – que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia)
Como objetivos específicos destacam-se os seguintes:
• Identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia.
• Avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas.
• Mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares.

Tens se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a auto regulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ QUANDT KLUG229/04/201608/12/2017
CAMILA PAULA DE SOUZA229/04/201631/10/2019
GABRIELA KLERING DIAS1201/08/201828/02/2019
GABRIELA KLERING DIAS229/04/201631/07/2018
IGOR ARMINDO ROCKENBACH229/04/201631/10/2019
Juliandersson Victoria Alexandre229/04/201631/10/2019
KAINAN RODRIGUES DOS SANTOS229/04/201631/10/2019
LIGIA CARDOSO CARLOS229/04/201631/10/2019
LUCIANO MARTINS DA ROSA1201/03/201931/07/2019
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES1201/03/201931/07/2019
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA RAFAEL1201/08/201828/02/2019
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO229/04/201631/10/2019
Rodrigo Torres Westendorff229/04/201608/12/2017
VALDIRENE DREHMER1201/05/201831/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 30.000,00

Página gerada em 15/12/2019 03:47:18 (consulta levou 0.227234s)