Nome do Projeto
Avaliação da participação de neutrófilos e linfócitos na patogênese da Carcinoma Espinocelular de lábio inferior: Análise Imunoistoquímica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/04/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
O carcinoma espinocelular (CEC) é a variante que representa mais de 90% das malignidades da cavidade bucal e inclui o CEC de lábio, em especial lábio inferior e o CEC intraoral, que acomete principalmente a borda lateral de língua. Por possuir taxa de crescimento lenta e sítio de fácil visualização pelo paciente e pelo profissional, o diagnóstico do CEC de lábio inferior ocorre em muitos casos na fase precoce da doença, sendo o prognóstico também mais favorável em relação aos casos de CEC intraorais. O estadiamento clínico da lesão pelo sistema TNM (OMS, 2005) é a principal forma de avaliação do prognóstico para o CEC bucal. Sistemas de gradação microscópica tem sido propostos na perspectiva de determinar mais fielmente esse prognóstico, considerando, entre outras características, a presença de infiltrado inflamatório em diferentes regiões tumorais. Especula-se que a contagem elevada de células inflamatórias, principalmente neutrófilos e linfócitos, no tumor, no sangue ou em ambos esteja envolvida na progressão tumoral em cânceres como o de cabeça e pescoço, revelando a importância da investigação dessas células na carcinogênese bucal. Nesse contexto, peças cirúrgicas provenientes do tratamento (biópsia excisional) de CEC em lábio permitem um modelo privilegiado para tal investigação, auxiliando no melhor entendimento do comportamento diferenciado dos carcinomas de lábio. Objetiva-se investigar a participação de neutrófilos e linfócitos na patogênese do CEC de lábio inferior, avaliando a presença destas células e sua contagem no fronte de invasão tumoral, área mais invasiva da neoplasia e na lâmina própria do epitélio adjacente à lesão, através da análise retrospectiva dos arquivos do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (CDDB/FO-UFPel-RS). Adicionalmente as lesões serão avaliadas quanto a presença de budding tumoral, sendo o mesmo associado à relação neutrófilo/linfócito encontrado na região do fronte tumoral. As fichas de biópsia fornecerão os dados clínicos dos pacientes e as lâminas coradas com hematoxilina & eosina (H&E) serão avaliadas quanto à área do fronte de invasão, presença do budding e classificadas segundo um sistema de graduação histológico. Pela técnica imunoistoquímica para os antígenos CD66b (neutrófilos) e CD45RO (linfócitos) será observada a imunomarcação dessas células inflamatórias para que possa ser realizada a contagem manual das mesmas.

Objetivo Geral

Objetivos

Objetivo Geral
Avaliar a participação de neutrófilos e linfócitos na progressão tumoral do CEC de lábio inferior, avaliando a presença destas células inflamatórias em diferentes regiões: fronte de invasão e lâmina própria do epitélio adjacente ao tumor, e a sua associação com o budding tumoral.

Objetivos Específicos
- Avaliar a presença do budding tumoral nos espécimes tumorais e analisar a relação deste achado com a classificação histológica do tumor; - Estabelecer a contagem de neutrófilos e linfócitos e a razão neutrófilos/ linfócitos no fronte de invasão e na lâmina própria do epitélio adjacente ao tumor. - Verificar a associação entre a presença do budding tumoral nos casos de CEC de lábio inferior com a contagem de neutrófilos e linfócitos e a razão neutrófilos/linfócitos no fronte de invasão e na lâmina própria do epitélio adjacente ao tumor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES202/04/201503/04/2017
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS202/04/201503/04/2017
ANA PAULA NEUTZLING GOMES202/04/201503/04/2017
FLAVIO FERNANDO DEMARCO202/04/201503/04/2017
KARINE DUARTE DA SILVA2002/04/201503/04/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 281.000,00

Página gerada em 29/03/2024 03:50:46 (consulta levou 0.043665s)