Nome do Projeto
O francês para objetivos universitários (FOU) e a capacitação para a mobilidade acadêmica no contexto da universidade pública brasileira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Resumo
O projeto de pós-doutorado na França tem como principais objetivos: (1) a integração das noções de FOS (Français sur Objectifs Spécifiques) e FOU na formação docente, (2) a estruturação de um projeto de formação FOU local e (3) a preparação de unidades-modelo para o programa institucional. Propõe-se realizar o projeto em dois eixos que correrão em paralelo: a coleta de recursos e materiais e o estudo e capacitação metodológicos em instituição reconhecida. A coleta de recursos adaptados, originais ou não, em áudio, vídeo e texto in loco permitirá uma abordagem mais dinâmica e livre a posteriori, na elaboração de materiais adaptados ao ensino do FOU. A capacitação metodológica em laboratório de instituição reconhecida permitirá embasar as formações de futuros professores a serem propostas e a enquadrar as elaborações de materiais FOU adaptados. Tal pesquisa se justifica pela atualidade da questão no meio acadêmico e pela premente necessidade de adaptação das universidades em processo de internacionalização e de incentivo às mobilidades acadêmicas. Na gênese dessa problemática, o Programa Ciência sem Fronteiras (CSF). A ação afirmativa do Estado brasileiro, com o Programa CSF do Ministério da Educação (MEC), Decreto nº 7642 de 13 de dezembro de 2011- propulsou o debate e o processo de internacionalização das universidades federais. Foram mais de 87 mil bolsas já oferecidas (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle). O CSF pôs igualmente as universidades e o Estado diante do quadro real da (in)competência em idiomas dos estudantes universitários. Assim sendo, foi rapidamente constatado que uma boa parte dos estudantes desejosos de realizar uma parte de sua formação inicial universitária no exterior ficava excluída da seleção por déficit de competência comunicativa em idioma estrangeiro. É indiscutível a necessidade de domínio linguístico de nível intermediário ou avançado para um desempenho e proveito do campo específico de estudos no exterior. Tal competência deveria estar, portanto, à altura do investimento realizado pelo governo via bolsas de estudos: o estudante deveria ser capaz, não somente de acompanhar compreensivamente os estudos que lhe são propostos, mas de interagir verbal e culturalmente na comunidade de inserção durante seus estudos, para que a experiência tenha sucesso e seja proveitosa dos pontos de vista humano e acadêmico.

Objetivo Geral

Gerais: - Criar um projeto sob medida para o contexto institucional universitário, adequado à demanda e aos recursos já existentes bem como aos almejados.
- Divulgar os resultados da pesquisa e agir para a sua concretização institucionalmente, reforçando assim o papel dos idiomas no quadro da formação ampla e da internacionalização da universidade.
- Contribuir para a qualificação da formação inicial e continuada dos professores de francês da UFPel, bem como fornecer subsídios e colaboração no programa de Pós-graduação em Letras da instituição.
Específicos: - Pesquisar, compor e adquirir uma bibliografia, banco de referências consistente, capaz de abarcar os títulos mais importantes da produção teórica e relatos de práticas formativas em FOU.
- Estudar amplamente o debate conceitual e a produção teórica já acumulados sobre o FOU para embasar a etapa de produção de recursos e a elaboração da unidade temática de formação docente.
- Identificar, o marco teórico de referência mais adaptado ao contexto da pesquisa e dos produtos almejados.
- Participar de laboratório-grupo de pesquisa já constituído na matéria, tanto para qualificação teórico-conceitual quanto para a capacitação na elaboração de módulos-materiais adaptados.
- Coletar e compilar uma base de recursos relacionados à vida universitária em francês (áudio- vídeo- texto) para elaboração de material didático original visando às propostas de formações em FOU na instituição de origem. Tal compilação será realizada mediante aceitação dos informantes solicitados, visando à difusão em material didático.
- Realizar módulos-modelo didatizados, a partir de temáticas de adaptação à vida e aos estudos em francofonia que servirão como base para as propostas de formação em FOU na instituição de origem. Tal realização se apoiará tanto na bibliografia estudada quanto será influenciada por experiências já realizadas por outros elaboradores de materiais que julguemos adaptadas a nosso contexto de formação e de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 01:23:04 (consulta levou 0.270987s)