Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 01/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
O ambiente universitário passa por mudanças importantes as quais devem ser geridas a fim de garantir a qualidade de ensino, a satisfação do aluno, bem como sua manutenção no ensino superior. Neste sentido, a melhoria contínua é essencial à qualquer instituição de ensino superior de modo a atrair e reter talentos. Neste contexto, Henning et al. (2001), revelou que a qualidade percebida, a confiança, o compromisso e a lealdade são consideradas como os principais construtos para investigar a relação entre as organizações de ensino superior e seus alunos. Recentemente tem emergido na literatura mundial um modelo de avaliação de satisfação e lealdade do consumidor. Destaca-se, porém, que a lealdade, neste contexto, refere-se à manutenção do discente na instituição de ensino. Tal modelo denomina-se European Customer Satisfaction Index (ECSI), em que busca avaliar a qualidade percebida, as expectativas de qualidade, a imagem, o valor percebido, a satisfação e a lealdade. O desafio à esta pesquisa é adaptar tal modelo ao contexto de educação superior pública e gratuita, como forma de propor uma ferramenta gerencial capaz de dar subsídio aos gestores universitários para buscar o maior nível de retensão de alunos na educação superior brasileira.

Objetivo Geral

O presente projeto propõe avaliar o nível de satisfação e lealdade dos discentes no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas. Com a finalidade de atender o objetivo geral do projeto, os objetivos específicos são mostrados a seguir:

a) Adaptar o modelo europeu de satisfação para o ambiente universitário público e gratuito;

b) Fazer uma investigação para averiguar as percepções dos alunos de Engenharia de Produção da UFPel sobre o curso em termos de qualidade, imagem, valor percebido, satisfação e sua manutenção no ambiente universitário;

c) Validar as escalas de qualidade, imagem, valor percebido, satisfação e lealdade (manutenção do aluno no curso) no contexto dessa pesquisa, para que haja confiabilidade e consistência nos dados;

d) Identificar os fatores que apresentam maior impacto na satisfação e lealdade no ambiente acadêmico.

e) Avaliar gerencialmente os resultados e propor eventuais oportunidades ações que visem aumentar a satisfação e sua manutenção do aluno no ambiente acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ819/07/201701/08/2018
EVELYN DA COSTA MOREIRA801/08/201531/07/2016
JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES419/07/201701/08/2018
NATANIEL PEIXOTO ALVES DECKER2001/08/201505/12/2015

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