Nome do Projeto
Relação entre o vocabulário, as habilidades do processamento fonológico e os processos de leitura na Síndrome de Down
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/09/2016 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Este projeto tem por objetivos caracterizar, comparar e relacionar as habilidades de conhecimento de vocabulário, as habilidades do processamento fonológico e os processos de leitura na Síndrome de Down. Participarão deste estudo 20 escolares com Síndrome de Down na faixa etária de 9 a 35 anos, de ambos os gêneros. Todos os sujeitos deste estudo serão submetidos às Provas de Processamento de Habilidades Fonológicas – PROHFON - que é composto contagem de sílabas; Síntese e análise de sílabas; Identificação de sílabas; Deleção de sílabas; Combinação de sílabas; Rima; Aliteração; Contagem de fonemas; Síntese e análise de fonemas; Identificação de fonemas; Combinação de fonemas e Deleção de Fonemas.às provas do Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN), que é composto pelos subtestes de cores, de letras, de dígitos e de objetos; às Provas de Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC - e também às provas do Teste de Desempenho Escolar – TED. Os resultados serão analisados estatisticamente objetivando verificar as diferenças entre as variáveis de interesse nas habilidades de vocabulário, processamento fonológico e leitura visando caracterizar e comparar o desempenho da população deste estudo.

Objetivo Geral

Caracterizar as relações entre as habilidades de vocabulário, habilidades de processamento fonológico e os processos de leitura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA AMARAL LEAL330/09/201630/09/2020
PRISCILA BROCK BARBOSA330/09/201630/09/2020
TAMIRES JARA GOULART330/09/201630/09/2020

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