Nome do Projeto
Síntese de óxidos metálicos por biomimetização de membranas de cascas de ovos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/08/2016 - 23/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Cerâmicos
Resumo
A busca por novas rotas de síntese de materiais nanoestruturados vem sendo foco de muitas pesquisas científicas em todo o mundo. Estes métodos variam enormemente em sua complexidade e custos. Métodos que usam membranas de casca de ovos como biotemplates que servem como um suporte para o crescimento de óxidos cerâmicos é uma alternativa de baixo custo para a produção de óxidos cerâmicos nanoestruturados e com alta área superficial, assim como com mesoporosidade. Semicondutores como óxido de zinco, dióxido de titânio, pentóxido de nióbio e dióxido de estanho possuem características físicas e químicas que os fazem excepcionais materiais com diversas aplicações que vão desde catalisadores até sensores. Através da simples submersão de membranas de cascas de ovos em uma solução precursora contendo íons de do metal de interesse, é possível imitar a estrutura de fibras entrelaçadas da membrana de casca de ovo, dando origem a um material com características diferenciadas. Portanto, neste trabalho será investigada a obtenção de diferentes óxidos pelo método de biomimetização de membranas de cascas de ovos avaliando-se as propriedades morfológicas, químicas e físicas e estudando a influência de alguns parâmetros processuais como tempo de síntese, temperatura de calcinação e concentração da solução precursora na formação dos óxidos.

Objetivo Geral

O objetivo principal desse projeto é de produzir e estudar características morfológicas, físicas e óticas de óxidos metálicos nanoestruturados produzidos pela biomimetização de membranas de casca de ovos. Para isso, os seguintes objetivos secundários serão estudados:
• Avaliar a influência do controle de parâmetros de síntese como (tempo, temperatura e concentração da solução precurosora)
• Caracterizar os pós quanto à sua morfologia, propriedades óticas e características cristalinas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
UILLIAN DA PORCIÚNCULA NUNES1023/08/201623/08/2017

Página gerada em 19/04/2024 08:38:41 (consulta levou 0.035399s)