Nome do Projeto
Formação de Professores: uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Investigando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores da UFPel no ensino de graduação (ALVES, 2014), 19% dos 1.248 docentes ativos em dezembro de 2012 na UFPel responderam questionário publicado na Internet. Os professores informaram que têm familiaridade com as tecnologias e as usam em sua vida pessoal, porém ao investigar o uso destas tecnologias no ensino de graduação verifiquei que no ensino de graduação poucos professores as utilizam em sala de aula. Na data da pesquisa, os professores em sua ampla maioria utilizava o método de ensino tradicional com o professor apresentando o conteúdo auxiliado pelos slides do PowerPoint e os alunos assistindo e fazendo anotações para posteriormente estudarem para as provas e testes. Buscando uma forma de atrair o interesse dos docentes para a formação no uso das TIC, encontrei algumas respostas durante a execução da disciplina de Projeto no curso de Especialização em Mídias na Educação na UFPel. Percebi a receptividade dos alunos do curso, quando foram publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, diversos vídeos mostrando práticas com mídias de professores da Educação Básica. Embora também tenham sido disponibilizados artigos, textos e notícias impressas com esse mesmo conteúdo, foram os vídeos que mais motivaram esses alunos (todos também eram professores atuantes na Educação Básica), de tal forma que muitos deles buscaram, nos vídeos, ideias que procuraram adaptar ao projeto que elaboraram durante a disciplina (ALVES, SPEROTTO e RADIN, 2013a). A partir desta percepção, observei que embora cursos de formação no uso das tecnologias sejam necessários, um dos fatores que mais motivam os professores da Educação Básica a utilizarem as TIC em suas aulas é conhecer práticas de outros docentes que utilizem as tecnologias e que demonstrem como utilizá-las pedagogicamente. Neste projeto pretendo continuar estudando o uso das TIC no ensino da UFPel, e investigar de que forma os cursos de formação podem incentivar o uso destas tecnologias e se as descobertas com os professores da Educação Básica (ALVES, SPEROTTO e RADIN, 2013a) se aplicam aos docentes do nível superior.

Objetivo Geral

O objetivo desta pesquisa é a formação de uma Rede de Colaboração entre os professores da UFPel, no que se refere à formação para o uso das tecnologias e verificar se há mudanças no comportamento dos professores através da interação e se esta rede é viável de execução no nível superior.
Como meta, pretende-se elaborar uma série de vídeos que documentarão a forma como professores utilizam as TIC em suas aulas e que formarão um repositório de vídeos sobre prática de ensino com tecnologias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO MACHADO DOS SANTOS201/01/201731/12/2018
IURI ANTUNES DIAS101/01/201731/12/2018
LARISSA LOPES MUSSOLINI101/01/201731/12/2018

Página gerada em 23/04/2024 05:12:04 (consulta levou 0.041597s)