Nome do Projeto
Imagem de Destinos Turísticos: análise e validação empírica de um instrumento de avaliação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 30/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O projeto de pesquisa se propõe a aprofundar o estudo sobre a conformação da imagem de destinos turísticos, com vistas a identificar e validar uma escala de medida que seja capaz de capturar as diferentes facetas de avaliação dos consumidores e que possa ser utilizada genericamente por pesquisadores e gestores turísticos em geral. Subsidiariamente o trabalho buscará também identificar e validar escalas de medida para alguns destinos (litorâneos, interioranos, metropolitanos, rurais, lacustres, etc.) ou contextos (épocas de veraneio, durante grandes eventos, etc.) específicos.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é identificar e validar uma escala de medida através da qual seja possível avaliar objetivamente a imagem dos destinos turísticos em diversas partes do mundo, e assim permitir a comparação da imagem dos destinos entre si, e dos próprios ao longo do tempo.
Além de uma escala genérica, aplicável à totalidade dos destinos, o trabalho buscará também, de forma subsidiária, identificar eventuais tipos de destino cuja mensuração não se adapte ao padrão universal e que, por isso, requeiram o emprego de escalas específicas.
Como metas o projeto pretende:
1. Levantar, através de trabalho exploratório, um elenco de variáveis que sejam capazes de, no todo, representar as diferentes dimensões da imagem de destinos turísticos.
2. Identificar as dimensões através das quais o construto pode ser analisado e medido, e testá-las empiricamente no Brasil e no exterior.
3. Avaliar a confiabilidade e a validade convergente e discriminante das diferentes dimensões da imagem de destino.
4. Validar o construto na sua rede nomológica (CRONBACH; MEEHL, 1955).
5. Publicar ao menos três artigos em congressos e revistas de referência, no Brasil e no exterior (produto final).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MELISE DE LIMA PEREIRA401/01/201730/11/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 29.900,00
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 23.600,00

Página gerada em 25/04/2024 03:06:08 (consulta levou 1.426252s)