Nome do Projeto
PERFIL METABOLÔMICO DE CULTIVARES DE OLIVEIRAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
A oliveira é uma espécie oriunda do Oriente Médio, onde a temperatura média é de 25°C com pequenas variações, contudo é cultivada no estado do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem variar de -10 a 40°C durante o ano. As grandes variações de temperatura são consideradas um estresse abiótico natural, que ativam o metabolismo especializado das plantas como forma de defesa, produzindo variedades e variações de compostos de proteção, como os compostos fenólicos. Desta forma, será avaliado o perfil metabolômico de folhas de três cultivares de oliveiras durante um ano (Arbequina, Manzanilla e Picual). As coletas serão feitas a cada três meses ao final de cada estação (outono, inverno, primavera e verão) a fim de determinar qual o comportamento de cada cultivar em função da variação climática presente na região de cultivo (Pinheiro Machado/RS). Serão realizadas análises dos compostos fitoquímicos e atividades antioxidantes, por espectrometria e Cromatografia Líquida, do perfil metabolômico, por Cromatografia Líquida Acoplada a Espectro de Massas, e do perfil de ácidos graxos, por Cromatografia Gasosa.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Determinar o perfil metabolômico de folhas de cultivares de oliveiras cultivadas em Pinheiro Machado (RS).

Objetivos específicos
Quantificar os compostos bioativos totais e as atividades antioxidantes das folhas de oliveiras durante um ano de coleta (ao final de cada estação).
Determinar o perfil metabolômico de fenólicos das folhas de oliveiras durante um ano de coleta (ao final de cada estação);
Determinar o perfil de ácidos graxos das folhas de oliveiras durante um ano de coleta (ao final de cada estação).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE LORINI2006/03/201731/12/2018
ESTER DA SILVA SOUZA SALDANHA1201/08/201731/07/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 2.000,00

Página gerada em 25/04/2024 06:12:27 (consulta levou 0.037032s)