Nome do Projeto
Ecologia alimentar comparativa de aves anseriformes herbívoras Chauna torquata e Coscoroba coscoroba: processos funcionais de seleção e de aquisição dos recursos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2017 - 30/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia
Resumo
Chauna torquata e Coscoroba coscoroba são aves de grande porte associadas à ambientes de banhados e lagoas e comuns no Rio Grande do Sul. As duas espécies exibem regime alimentar diferente, C. torquata se alimentando principalmente de plantas terrestres enquanto C. coscoroba ingere muitas algas, sementes e invertebrados aquáticos. Aves herbívoras são conhecidos por sua alimentação seletiva nos tecidos vegetais consumidos por causa da forte demanda metabólica. Isso implica o desenvolvimento de estratégias alimentares desde a seleção de sítios alimentares ate a seleção dos tecidos vegetais consumidos, com impacto direto na taxa de ingestão por causa do tempo expendido em procurar e manipular os alimentos. Como as duas espécies tem regime alimentar diferente e não são igualmente dependente das plantas terrestre para satisfazer suas necessidades alimentares diárias, podemos hipotetizar que o comportamento alimentar e seletivo de plantas terrestre seja diferente entre as duas espécies. Nesse projeto, pretendemos investigar e comparar a ecologia alimentar de C. torquata e C. coscoroba na Estação Ecológica do Taim. Por isso, vamos investigar os tipos de recursos terrestres mais usados por essas duas espécies e registrar por observação direta seus comportamentos alimentares. Isso deve permitir identificar estados de campos mais ou menos favoráveis para essas espécies e prever como mudanças no ambiente podem afetar sua conservação.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Comparar as estratégias alimentares no uso de plantas terrestres de duas espécies de aves anseriformes herbívoras: Chauna torquata e Coscoroba coscoroba, que diferem em termos de regime alimentar com necessidades nutricionais associadas ao uso de plantas terrestres diferentes.

Objetivos específicos:
1. Documentar a ecologia alimentar de Chauna torquata e Coscoroba coscoroba na Estação Ecológica do Taim;
2. Comparar a seletividade alimentar no uso de plantas terrestres entre as duas espécies;
3. Analisar os processos da resposta funcional das duas espécies no consumo de plantas terrestres usando os modelos teóricos existentes;
4. Comparar as estratégias alimentares das duas espécies usando modelos de forrageamento existentes considerando as diferenças de regime alimentar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
RAFAEL ANTUNES DIAS101/07/201730/06/2019

Página gerada em 26/04/2024 20:00:51 (consulta levou 0.049608s)