Nome do Projeto
Identificação molecular de espécies de Sarcophagidae (Diptera: Insecta)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
Sarcophagidae (Diptera) é uma das principais famílias de insetos de importância forense no âmbito médico-legal, seja por sua freqüência em carcaças e cadáveres, seja pela presença de espécies em todas as fases de decomposição. A utilização dessas espécies para fins forenses é extremamente dependente da correta identificação. Contudo, a identificação de sarcofagídeos é baseada em caracteres morfológicos do aparelho reprodutor masculino, sendo que fêmeas e imaturos acabam não sendo identificados. Assim, a análise molecular baseada no DNA barcode é uma alternativa valiosa para auxiliar a identificação de sarcofagídeos, uma vez que é uma técnica de fácil execução. Este projeto tem como objetivo investigar o potencial de identificação de espécies de Sarcophagidae através do uso do marcador citocromo oxidase subunidade I (COI), comparando com os critérios de identificação morfológica. Para tal, o DNA de amostras de machos e fêmeas de sarcofagídeos de importância forense de diferentes localidades do Brasil será extraído, amplificado e purificado, utilizando kits comerciais. As sequências obtidas serão editadas, alinhadas e analisadas utilizando softwares apropriados, seguindo metodologias propostas pelo DNA Barcode e pelo BOLD. Espera-se com este estudo identificar espécies de sarcofagídeos através de técnicas moleculares, além de dar consistência a possibilidade de identificação de espécimes que sejam encontrados em situações forenses, sejam estes machos, fêmeas ou imaturos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
O objetivo deste estudo é investigar o potencial de metodologias moleculares para identificação de espécies de Sarcophagidae, comparando com os critérios de identificação morfológica.
Objetivos Específicos
- Comparar sequências nucleotídicas de fêmeas com sequências de indivíduos machos, identificados, buscando a identificação específica das fêmeas analisadas.
- Comparar a identificação morfológica com a molecular

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCO ANTONIO TONUS MARINHO103/04/201731/07/2019
Taís Madeira Ott2003/04/201730/04/2018

Página gerada em 25/04/2024 10:29:40 (consulta levou 0.051491s)